NO INTUITO DE DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DA CONJUNTURA DE CRISE DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO ESCOLAR. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO INDICA ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DA QUARENTENA E DO ISOLAMENTO SOCIAL SOBRE A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM UMA DADA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA, DEMONSTRANDO A MANEIRA COMO ESSA CATEGORIA DE SUJEITOS SOCIAIS INTERPRETA SUA INSERÇÃO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO REMOTO PROPOSTO PELO ESTADO POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, BEM COMO AVALIAM A SUA ATUAÇÃO CIDADÃ NO QUE TANGE AO COMBATE AO CORONAVÍRUS. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A BOURDIEU E FOUCAULT, ENTRE OUTROS AUTORES, A FIM DE ELUCIDAR NOSSAS REFLEXÕES. COMO OPÇÃO METODOLÓGICA, NOS BASEAMOS EM NARRATIVAS (DIÁRIOS DA QUARENTENA) E DESENHOS, PRODUZIDOS POR ALUNOS DA FAIXA ETÁRIA ENTRE 11 E 17 ANOS, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER A REALIDADE SOCIAL SUBJACENTE, TRAZENDO À TONA O PERÍODO PANDÊMICO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO AS DESIGUALDADES, RESISTÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES. O TRABALHO APRESENTA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA E AS DISCUSSÕES ALICERÇADAS NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS DISCENTES.