SOCIOLOGIA E ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS ESTUDANTIS SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75798 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1290 "titulo" => "SOCIOLOGIA E ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS ESTUDANTIS SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA" "resumo" => "NO INTUITO DE DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DA CONJUNTURA DE CRISE DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO ESCOLAR. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO INDICA ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DA QUARENTENA E DO ISOLAMENTO SOCIAL SOBRE A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM UMA DADA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA, DEMONSTRANDO A MANEIRA COMO ESSA CATEGORIA DE SUJEITOS SOCIAIS INTERPRETA SUA INSERÇÃO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO REMOTO PROPOSTO PELO ESTADO POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, BEM COMO AVALIAM A SUA ATUAÇÃO CIDADÃ NO QUE TANGE AO COMBATE AO CORONAVÍRUS. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A BOURDIEU E FOUCAULT, ENTRE OUTROS AUTORES, A FIM DE ELUCIDAR NOSSAS REFLEXÕES. COMO OPÇÃO METODOLÓGICA, NOS BASEAMOS EM NARRATIVAS (DIÁRIOS DA QUARENTENA) E DESENHOS, PRODUZIDOS POR ALUNOS DA FAIXA ETÁRIA ENTRE 11 E 17 ANOS, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER A REALIDADE SOCIAL SUBJACENTE, TRAZENDO À TONA O PERÍODO PANDÊMICO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO AS DESIGUALDADES, RESISTÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES. O TRABALHO APRESENTA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA E AS DISCUSSÕES ALICERÇADAS NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO REMOTO, ISOLAMENTO SOCIAL, TECNOLOGIAS, NARRATIVAS ESTUDANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID1290_08042021235705.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA APARECIDA DE SENA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO" "autor_email" => "sonia_sena_fernandes@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75798 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1290 "titulo" => "SOCIOLOGIA E ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS ESTUDANTIS SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA" "resumo" => "NO INTUITO DE DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DA CONJUNTURA DE CRISE DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO ESCOLAR. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO INDICA ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO DA QUARENTENA E DO ISOLAMENTO SOCIAL SOBRE A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM UMA DADA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PAULISTA, DEMONSTRANDO A MANEIRA COMO ESSA CATEGORIA DE SUJEITOS SOCIAIS INTERPRETA SUA INSERÇÃO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENSINO REMOTO PROPOSTO PELO ESTADO POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, BEM COMO AVALIAM A SUA ATUAÇÃO CIDADÃ NO QUE TANGE AO COMBATE AO CORONAVÍRUS. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A BOURDIEU E FOUCAULT, ENTRE OUTROS AUTORES, A FIM DE ELUCIDAR NOSSAS REFLEXÕES. COMO OPÇÃO METODOLÓGICA, NOS BASEAMOS EM NARRATIVAS (DIÁRIOS DA QUARENTENA) E DESENHOS, PRODUZIDOS POR ALUNOS DA FAIXA ETÁRIA ENTRE 11 E 17 ANOS, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER A REALIDADE SOCIAL SUBJACENTE, TRAZENDO À TONA O PERÍODO PANDÊMICO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO AS DESIGUALDADES, RESISTÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES. O TRABALHO APRESENTA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA E AS DISCUSSÕES ALICERÇADAS NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO REMOTO, ISOLAMENTO SOCIAL, TECNOLOGIAS, NARRATIVAS ESTUDANTIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID1290_08042021235705.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA APARECIDA DE SENA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO" "autor_email" => "sonia_sena_fernandes@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }