IMPACTOS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS DA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS)
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75644 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "IMPACTOS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS DA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS)" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS FORMADOS NA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). A PARTIR DE TRABALHO ANTERIOR ACERCA DAS EXPECTATIVAS DOS MESTRANDOS EM 2014, FOI REALIZADA UMA CONFRONTAÇÃO COM AS PERCEPÇÕES DOS, AGORA, MESTRES E O IMPACTO DO MESTRADO NAS SUAS ATUAÇÕES, APÓS CINCO ANOS DA CONCLUSÃO DO CURSO. NO ÂMBITO DA LEI Nº 11. 684/2008, O MPCS FOI PIONEIRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, SENDO O PRIMEIRO CURSO COM ESSE OBJETIVO. ADEMAIS, O MPCS É O EMBRIÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), QUE AMPLIA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FUNDAJ PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES NO BRASIL. O MESTRADO PROFISSIONAL É UM ESPAÇO PARA QUE LICENCIADOS E PROFESSORES SE APERFEIÇOAREM, MAS TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE, PARA, ATRAVÉS DAS SUAS DISSERTAÇÕES DAREM ALTERNATIVAS DE TRABALHO AOS DEMAIS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO ESTÁ EM COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA VISÃO DOS PROFESSORES QUE PASSARAM PELO MPCS. COM VARIAÇÃO NO PERFIL DOS ALUNOS QUE ENTRARAM À ÉPOCA, HÁ TAMBÉM UMA VARIAÇÃO NAS RESPOSTAS E DIFICULDADES SENTIDAS POR CADA DOCENTE, CONTUDO ESTE ESTUDO MOSTRA QUE DE FORMA GERAL OS EGRESSOS DO MPCS AVALIAM QUE O CURSO LHES DEU ARSENAL DIDÁTICO, SEGURANÇA TEÓRICA EM RELAÇÃO AOS TEMAS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS SOCAIS, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS SALARIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID929_22032021181517.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE OLIVEIRA DE CARVALHO MOURA" "autor_nome_curto" => "TATIANE MOURA" "autor_email" => "moura.tatiane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75644 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "IMPACTOS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS DA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS)" "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS FORMADOS NA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). A PARTIR DE TRABALHO ANTERIOR ACERCA DAS EXPECTATIVAS DOS MESTRANDOS EM 2014, FOI REALIZADA UMA CONFRONTAÇÃO COM AS PERCEPÇÕES DOS, AGORA, MESTRES E O IMPACTO DO MESTRADO NAS SUAS ATUAÇÕES, APÓS CINCO ANOS DA CONCLUSÃO DO CURSO. NO ÂMBITO DA LEI Nº 11. 684/2008, O MPCS FOI PIONEIRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, SENDO O PRIMEIRO CURSO COM ESSE OBJETIVO. ADEMAIS, O MPCS É O EMBRIÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), QUE AMPLIA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FUNDAJ PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES NO BRASIL. O MESTRADO PROFISSIONAL É UM ESPAÇO PARA QUE LICENCIADOS E PROFESSORES SE APERFEIÇOAREM, MAS TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE, PARA, ATRAVÉS DAS SUAS DISSERTAÇÕES DAREM ALTERNATIVAS DE TRABALHO AOS DEMAIS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO ESTÁ EM COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA VISÃO DOS PROFESSORES QUE PASSARAM PELO MPCS. COM VARIAÇÃO NO PERFIL DOS ALUNOS QUE ENTRARAM À ÉPOCA, HÁ TAMBÉM UMA VARIAÇÃO NAS RESPOSTAS E DIFICULDADES SENTIDAS POR CADA DOCENTE, CONTUDO ESTE ESTUDO MOSTRA QUE DE FORMA GERAL OS EGRESSOS DO MPCS AVALIAM QUE O CURSO LHES DEU ARSENAL DIDÁTICO, SEGURANÇA TEÓRICA EM RELAÇÃO AOS TEMAS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS SOCAIS, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS SALARIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ENSINO DE SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID929_22032021181517.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE OLIVEIRA DE CARVALHO MOURA" "autor_nome_curto" => "TATIANE MOURA" "autor_email" => "moura.tatiane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }