ADMIRÁVEL MUNDO NOVO UM CLÁSSICO LITERÁRIO SOB A ÓTICA SOCIOLÓGICA: A NOÇÃO DE ESTADO, NATUREZA E CULTURA, PARADGMAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX E PARALELOS COM O INÍCIO DO SÉCULO XXI.
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A RELEVÂNCIA É QUE NÃO HÁ TEORIA ESTÉTICA, HISTÓRIA DA ARTE, CRÍTICA LITERÁRIA QUE PRESCINDAM INTEIRAMENTE DE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS”. (OCEM, PG.114) E AS DISCIPLINAS SE COMPLEMENTAM, UMA DÁ BASE E A OUTRA FUNDAMENTA. DESTA FORMA JUSTIFICA-SE A ESCOLHA DO LIVRO LITERÁRIO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO COMO OBJETO DE ESTUDOS SOCIOLÓGICOS A FIM DE PRODUZIR UM MATERIAL DIDÁTICO E UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM TOMANDO POR BASE A OBRA FICCIONAL PARA LEVANTAR, CONTEXTUALIZAR, ANALISAR OS DISCURSOS PRESENTES E SINTETIZAR INFORMAÇÕES, CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS PERCEBIDOS E REPRESENTADOS NA OBRA. HOJE ISTO É POSSÍVEL POR MEIO DAS NOVAS FERRAMENTAS E OS NOVOS “LAYOUT’S” DE TEXTUALIZAÇÃO, A ORGANIZAÇÃO DAS PALAVRAS ATRAVÉS DOS GÊNEROS E OS SUPORTES ONDE SÃO PUBLICADOS, ASSIM COMO O PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI, UM DOS MAIORES LINGUISTAS BRASILEIROS, EM SEU LIVRO “HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO”, 2001, ADVERTIU PARA A EXISTÊNCIA DO HIPERTEXTO MUITO ANTES DA ERA DOS COMPUTADORES, AS ANOTAÇÕES E OS ESTUDOS A PARTE DO TEXTO SEMPRE ESTIVERAM LÁ, MESMO COM SUPORTES LIMITANTES, E SE AGORA É VIÁVEL E EXISTEM MEIOS DE TORNAR ESSA PRÁTICA UM MÉTODO DE ESTUDOS BASTA INICIAR O PROCESSO E TRANSFORMAR O MÉTODO DE ENSINO COM O AUXÍLIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. ATUALMENTE OS ESTUDOS E AS PRODUÇÕES TEXTUAIS PODEM SER REALIZADAS COLETIVAMENTE E INSERIDOS NUM DETERMINADO ESPAÇO, COMO POR EXEMPLO, NUM SITE, NUM BLOG, NUM E-BOOK, TODOS ESSES ESPAÇOS VIRTUAIS SÃO O QUE FACILITA SUA DISPERSÃO E ACESSO RÁPIDO. 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