O ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA POR MEIO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2016
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75665 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA POR MEIO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2016" "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIA ESPAÇO E CURRÍCULO ESCOLAR, CONSIDERANDO TRATAR-SE DE UMA TEMÁTICA ANTROPOLÓGICA LECIONADA ESPECIFICAMENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MOSTRAREMOS COMO ELE FOI ABORDADO NA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), DE 2016, CUJO TÍTULO FOI “CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL”. METODOLOGICAMENTE, APRESENTAREMOS E ANALISAREMOS AS OITO REDAÇÕES NOTA MIL DISPONIBILIZADAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), ENTENDIDAS COMO CORRETAS DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DO EXAME, INCLUSIVE EM TERMOS DE DENSIDADE ARGUMENTATIVA E DE VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ANTES DE APROFUNDARMOS NOSSO OLHAR PARA AS REDAÇÕES, NOS DEDICAREMOS A RETOMADAS HISTÓRICAS TANTO DA TRAJETÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO NO PAÍS QUANTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, REGIÃO DE ORIGEM DOS INTEGRANTES DESTE TRABALHO. ESSA ABORDAGEM SERÁ CRUCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS RAÍZES HISTÓRICAS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO PAÍS E O QUESTIONAMENTO ACERCA DA SUA PERMANÊNCIA. OS RESULTADOS DEVERÃO REFORÇAR COMO A ESCOLA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS RELIGIOSOS NO INTUITO DE TRABALHARMOS POR UMA CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA BASEADA NA DIVERSIDADE E NA PLURALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM, VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE, IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID70_23032021000327.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALACE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "WALACE FERREIRA" "autor_email" => "walaceuerj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAP-UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75665 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA POR MEIO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2016" "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIA ESPAÇO E CURRÍCULO ESCOLAR, CONSIDERANDO TRATAR-SE DE UMA TEMÁTICA ANTROPOLÓGICA LECIONADA ESPECIFICAMENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MOSTRAREMOS COMO ELE FOI ABORDADO NA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), DE 2016, CUJO TÍTULO FOI “CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL”. METODOLOGICAMENTE, APRESENTAREMOS E ANALISAREMOS AS OITO REDAÇÕES NOTA MIL DISPONIBILIZADAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), ENTENDIDAS COMO CORRETAS DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DO EXAME, INCLUSIVE EM TERMOS DE DENSIDADE ARGUMENTATIVA E DE VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ANTES DE APROFUNDARMOS NOSSO OLHAR PARA AS REDAÇÕES, NOS DEDICAREMOS A RETOMADAS HISTÓRICAS TANTO DA TRAJETÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO NO PAÍS QUANTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, REGIÃO DE ORIGEM DOS INTEGRANTES DESTE TRABALHO. ESSA ABORDAGEM SERÁ CRUCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS RAÍZES HISTÓRICAS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO PAÍS E O QUESTIONAMENTO ACERCA DA SUA PERMANÊNCIA. OS RESULTADOS DEVERÃO REFORÇAR COMO A ESCOLA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS RELIGIOSOS NO INTUITO DE TRABALHARMOS POR UMA CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA BASEADA NA DIVERSIDADE E NA PLURALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, SOCIOLOGIA ESCOLAR, REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM, VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE, IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID70_23032021000327.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALACE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "WALACE FERREIRA" "autor_email" => "walaceuerj@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAP-UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }