O ENSINO DE SOCIOLOGIA E UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PELA PERSPECTIVA DOCENTE
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75686 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 1038 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA E UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PELA PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A PARTIR DA TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL, AS QUAIS VÊM SENDO DISCUTIDAS POR DIVERSOS AUTORES DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PARTIMOS DO PONTO DE QUE A HERANÇA COLONIAL HOJE É PROBLEMATIZADA ENQUANTO DÍVIDA HISTÓRICA PARA COM A POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA. AINDA QUE ESTAS SE CONSTITUAM ENQUANTO PILARES FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO NACIONAL, REFLETINDO ESPECIFICAMENTE SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA, CONSTATAMOS QUE A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO LHE CONFERIU UM LUGAR DE SUBALTERNIDADE QUE EVIDENCIA SEUS IMPACTOS AINDA HOJE (SILVA, 2013). ATRAVÉS DA LUTA POLÍTICA DO MOVIMENTO NEGRO, EM 2003 FOI SANCIONADA A LEI Nº 10.639 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA REDE BÁSICA DE ENSINO. ESSA LEGISLAÇÃO É UM IMPORTANTE MECANISMO DE LUTA ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. ENTRETANTO, SABE-SE QUE ENTRE A FORMALIZAÇÃO DA LEI E AS PRÁTICAS NO CHÃO DE SALA DE AULA PODEM OCORRER DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ACOMPANHAR SUA APLICABILIDADE E AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES PARA TAL, PROCURANDO IDENTIFICAR SEUS LIMITES E PRODUZIR DIAGNÓSTICOS SOBRE O TEMA. ASSIM, TÊM-SE COMO OBJETIVOS INVESTIGAR COMO SE DEU O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E EDUCAÇÃO NO INTERIOR NO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO; IDENTIFICAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR, NO QUE TANGE À TEMÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E SUA INFLUÊNCIA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS OU NÃO EM SALA DE AULA; E ANALISAR AS FALAS DOS DOCENTES QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO PARANÁ. PARA TAL, O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO INICIAL CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO. EM SEGUIDA, PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE LONDRINA E REGIÃO. NESSA ETAPA, BUSCA-SE IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ESSES SUJEITOS UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA ABORDAR AS TEMÁTICAS ÉTNICO-RACIAIS (CASO O FAÇAM) E SUAS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA TAL. A PARTIR DA DEVOLUTIVA DOS DOCENTES, UTILIZAM-SE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (BRASIL, 2004) PARA INVESTIGAR EM QUE MEDIDA AS ORIENTAÇÕES E PRINCÍPIOS PRESENTES NESTE DOCUMENTO TAMBÉM SE FAZEM PRESENTES NA REALIDADE DAS SALAS DE AULA. OLIVEIRA (2014) APONTA PARA ALGUNS DESAFIOS A RESPEITO DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: É NECESSÁRIO CONSOLIDAR A SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO, ELABORAR CONSTRUÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA DISCIPLINA E MEDIAR CONFLITOS COM OS DIFERENTES ATORES NO CONTEXTO ESCOLAR QUANDO A TEMÁTICA RACIAL É PAUTADA EM SALA DE AULA. SOBRE A ESPECIFICIDADE DESSE DEBATE NO CONTEXTO ESCOLAR, HOOKS (2017) DEFENDE A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES PRÁTICAS SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL EM UM AMBIENTE QUE PROPICIE A INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO-BRANCOS, E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, SERIA NECESSÁRIA UMA MUDANÇA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEI 10.639/03, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1038_02042021155331.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE ABREU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABREU" "autor_email" => "fer_abreu_silva@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75686 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 1038 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA E UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PELA PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A PARTIR DA TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL, AS QUAIS VÊM SENDO DISCUTIDAS POR DIVERSOS AUTORES DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PARTIMOS DO PONTO DE QUE A HERANÇA COLONIAL HOJE É PROBLEMATIZADA ENQUANTO DÍVIDA HISTÓRICA PARA COM A POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA. AINDA QUE ESTAS SE CONSTITUAM ENQUANTO PILARES FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO NACIONAL, REFLETINDO ESPECIFICAMENTE SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA, CONSTATAMOS QUE A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO LHE CONFERIU UM LUGAR DE SUBALTERNIDADE QUE EVIDENCIA SEUS IMPACTOS AINDA HOJE (SILVA, 2013). ATRAVÉS DA LUTA POLÍTICA DO MOVIMENTO NEGRO, EM 2003 FOI SANCIONADA A LEI Nº 10.639 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA REDE BÁSICA DE ENSINO. ESSA LEGISLAÇÃO É UM IMPORTANTE MECANISMO DE LUTA ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. ENTRETANTO, SABE-SE QUE ENTRE A FORMALIZAÇÃO DA LEI E AS PRÁTICAS NO CHÃO DE SALA DE AULA PODEM OCORRER DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ACOMPANHAR SUA APLICABILIDADE E AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES PARA TAL, PROCURANDO IDENTIFICAR SEUS LIMITES E PRODUZIR DIAGNÓSTICOS SOBRE O TEMA. ASSIM, TÊM-SE COMO OBJETIVOS INVESTIGAR COMO SE DEU O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E EDUCAÇÃO NO INTERIOR NO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO; IDENTIFICAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR, NO QUE TANGE À TEMÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E SUA INFLUÊNCIA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS OU NÃO EM SALA DE AULA; E ANALISAR AS FALAS DOS DOCENTES QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO PARANÁ. PARA TAL, O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO INICIAL CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO. EM SEGUIDA, PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE LONDRINA E REGIÃO. NESSA ETAPA, BUSCA-SE IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ESSES SUJEITOS UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA ABORDAR AS TEMÁTICAS ÉTNICO-RACIAIS (CASO O FAÇAM) E SUAS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA TAL. A PARTIR DA DEVOLUTIVA DOS DOCENTES, UTILIZAM-SE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (BRASIL, 2004) PARA INVESTIGAR EM QUE MEDIDA AS ORIENTAÇÕES E PRINCÍPIOS PRESENTES NESTE DOCUMENTO TAMBÉM SE FAZEM PRESENTES NA REALIDADE DAS SALAS DE AULA. OLIVEIRA (2014) APONTA PARA ALGUNS DESAFIOS A RESPEITO DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: É NECESSÁRIO CONSOLIDAR A SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO, ELABORAR CONSTRUÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA DISCIPLINA E MEDIAR CONFLITOS COM OS DIFERENTES ATORES NO CONTEXTO ESCOLAR QUANDO A TEMÁTICA RACIAL É PAUTADA EM SALA DE AULA. SOBRE A ESPECIFICIDADE DESSE DEBATE NO CONTEXTO ESCOLAR, HOOKS (2017) DEFENDE A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES PRÁTICAS SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL EM UM AMBIENTE QUE PROPICIE A INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO-BRANCOS, E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, SERIA NECESSÁRIA UMA MUDANÇA PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEI 10.639/03, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1038_02042021155331.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE ABREU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ABREU" "autor_email" => "fer_abreu_silva@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }