A PARTIR DA TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL, AS QUAIS VÊM SENDO DISCUTIDAS POR DIVERSOS AUTORES DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PARTIMOS DO PONTO DE QUE A HERANÇA COLONIAL HOJE É PROBLEMATIZADA ENQUANTO DÍVIDA HISTÓRICA PARA COM A POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA. AINDA QUE ESTAS SE CONSTITUAM ENQUANTO PILARES FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO NACIONAL, REFLETINDO ESPECIFICAMENTE SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA, CONSTATAMOS QUE A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO LHE CONFERIU UM LUGAR DE SUBALTERNIDADE QUE EVIDENCIA SEUS IMPACTOS AINDA HOJE (SILVA, 2013). ATRAVÉS DA LUTA POLÍTICA DO MOVIMENTO NEGRO, EM 2003 FOI SANCIONADA A LEI Nº 10.639 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA REDE BÁSICA DE ENSINO. ESSA LEGISLAÇÃO É UM IMPORTANTE MECANISMO DE LUTA ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. ENTRETANTO, SABE-SE QUE ENTRE A FORMALIZAÇÃO DA LEI E AS PRÁTICAS NO CHÃO DE SALA DE AULA PODEM OCORRER DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES. NESSE SENTIDO, É NECESSÁRIO ACOMPANHAR SUA APLICABILIDADE E AS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES PARA TAL, PROCURANDO IDENTIFICAR SEUS LIMITES E PRODUZIR DIAGNÓSTICOS SOBRE O TEMA. ASSIM, TÊM-SE COMO OBJETIVOS INVESTIGAR COMO SE DEU O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E EDUCAÇÃO NO INTERIOR NO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO; IDENTIFICAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR, NO QUE TANGE À TEMÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E SUA INFLUÊNCIA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS OU NÃO EM SALA DE AULA; E ANALISAR AS FALAS DOS DOCENTES QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO PARANÁ. PARA TAL, O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO INICIAL CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO. EM SEGUIDA, PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE LONDRINA E REGIÃO. NESSA ETAPA, BUSCA-SE IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS QUE ESSES SUJEITOS UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA ABORDAR AS TEMÁTICAS ÉTNICO-RACIAIS (CASO O FAÇAM) E SUAS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA TAL. A PARTIR DA DEVOLUTIVA DOS DOCENTES, UTILIZAM-SE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (BRASIL, 2004) PARA INVESTIGAR EM QUE MEDIDA AS ORIENTAÇÕES E PRINCÍPIOS PRESENTES NESTE DOCUMENTO TAMBÉM SE FAZEM PRESENTES NA REALIDADE DAS SALAS DE AULA. OLIVEIRA (2014) APONTA PARA ALGUNS DESAFIOS A RESPEITO DA APLICAÇÃO DA REFERIDA LEI PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: É NECESSÁRIO CONSOLIDAR A SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO, ELABORAR CONSTRUÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA DISCIPLINA E MEDIAR CONFLITOS COM OS DIFERENTES ATORES NO CONTEXTO ESCOLAR QUANDO A TEMÁTICA RACIAL É PAUTADA EM SALA DE AULA. SOBRE A ESPECIFICIDADE DESSE DEBATE NO CONTEXTO ESCOLAR, HOOKS (2017) DEFENDE A NECESSIDADE DE MAIORES DISCUSSÕES PRÁTICAS SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL EM UM AMBIENTE QUE PROPICIE A INCLUSÃO DE ALUNOS NÃO-BRANCOS, E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, SERIA NECESSÁRIA UMA MUDANÇA PEDAGÓGICA.