A SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS APÓS A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC DURANTE A PANDEMIA.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75675 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS APÓS A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC DURANTE A PANDEMIA." "resumo" => "HISTORICAMENTE, A CONTROVÉRSIA RELAÇÃO ENTRE A SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SE INICIA COM O ENSINO MÉDIO E PARTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, PORÉM LOGO SENDO ALVO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS QUE CERCEARAM A AMÉRICA LATINA, A SOCIOLOGIA VOLTA A SER RETIRADA DO CURRÍCULO NACIONAL QUE REGE O ENSINO, LIMITANDO EXCLUSIVAMENTE A UMA ATIVIDADE INTELECTUAL DESTINADA A PESSOAS DE UM ALTO ESTRATO SOCIAL. O ESTUDO OBJETIVA DEBATER A QUESTÃO EM TORNO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, COMPREENDENDO A ELABORAÇÃO SISTÊMICA ATRAVÉS DA EMBLEMÁTICA RELAÇÃO CONSTRUTIVA EM DIREÇÃO DA INDAGAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS. A PRESENTE METODOLOGIA DA PESQUISA É RESULTADO DE UMA REVISÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO DAS CONSULTAS BIBLIOGRÁFICAS ACERCA DO TEMA TRATADO, TÊM-SE A PERSPECTIVA DE UMA IMPRECISÃO ENTRE AS APROXIMAÇÕES QUE A SOCIOLOGIA TERIA COM O ENSINO PARA ALÉM DAS UNIVERSIDADES; DEMONSTRANDO ASSIM UMA ETERNA TENTATIVA DE ENCAIXE NOS CURRÍCULOS DA BNCC. CARLOS BENEDITO MARTINS CONSIDERA QUE A RETIRADA DA SOCIOLOGIA TRATA UNICAMENTE DE SUA INCOMPATIBILIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM 2020 FORÇOU PROFISSIONAIS DE DIVERSOS ESTRATOS SOCIAIS A RESSIGNIFICAREM TODA A SUA ESTRUTURA DE ENSINO ATÉ ENTÃO ESTABELECIDAS PARA O MODELO SOCIAL BRASILEIRO. É CABÍVEL AINDA IMAGINAR O FATO DESSE EVENTO CAIR COMO UMA LUVA PARA TODOS AQUELES QUE ALMEJAVAM DE ALGUMA FORMA MEXER COM A ESTRUTURA DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO, RETROAGINDO OS MECANISMOS RECENTES DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO QUE POSSIBILITOU UMA MÍNIMA AUTONOMIA AOS PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO GANHA COM ISSO UMA VELOCIDADE NUNCA ANTES VISTA E JÁ TRANSFORMA INÚMERAS QUESTÕES NOS ARRANJOS SOCIAIS PRESENTES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS. COMO RESULTADOS, VÊ-SE QUE AS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LDB DURANTE OS ANOS 2000 FORAM AINDA BASTANTE TÍMIDAS QUANDO COMPARADAS A OUTRAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS NAS GRADES CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS E DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES DE MODO GERAL; COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA POR EXEMPLO. O ESCOLA SEM PARTIDO, TAMBÉM OCASIONADO PELA LEVA DE MOVIMENTOS TRAZIDOS NO PÓS GOLPE DE 2016 CONFUNDE DIVERSAS AÇÕES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, O PROFESSOR SAI DA FIGURA DE SER O AGENTE PORTADOR DO CONHECIMENTO E PASSA A SER ASSOCIADO A FIGURA DO “DOUTRINADOR”. A CONCLUSÃO QUE SE CHEGA É A DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA ACABA SENDO VITAL PARA OS RUMOS DO FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AO MESMO TEMPO, SENDO AQUELE CAPAZ DE TRANSFORMAR AS RELAÇÕES NOS ESPAÇOS DA VIDA SOCIAL ESCOLAR. A SOCIOLOGIA MAIS DO QUE NUNCA, TORNA-SE FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO COMBATE A ESSAS INVESTIDAS, COMO NOS PENSAMENTOS DE AUGUSTO COMTE SENDO O PRINCIPAL ELEMENTO FUNDANTE DO EMARANHADO CIENTÍFICO E INTELECTUAL. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MARTINS, CARLOS B. O QUE É SOCIOLOGIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1982." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, REFORMA, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1064_27032021014927.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO JOSÉ SOUZA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandro.souza.almeida7@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75675 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS APÓS A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A IMPLANTAÇÃO DA BNCC DURANTE A PANDEMIA." "resumo" => "HISTORICAMENTE, A CONTROVÉRSIA RELAÇÃO ENTRE A SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS SE INICIA COM O ENSINO MÉDIO E PARTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, PORÉM LOGO SENDO ALVO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS QUE CERCEARAM A AMÉRICA LATINA, A SOCIOLOGIA VOLTA A SER RETIRADA DO CURRÍCULO NACIONAL QUE REGE O ENSINO, LIMITANDO EXCLUSIVAMENTE A UMA ATIVIDADE INTELECTUAL DESTINADA A PESSOAS DE UM ALTO ESTRATO SOCIAL. O ESTUDO OBJETIVA DEBATER A QUESTÃO EM TORNO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, COMPREENDENDO A ELABORAÇÃO SISTÊMICA ATRAVÉS DA EMBLEMÁTICA RELAÇÃO CONSTRUTIVA EM DIREÇÃO DA INDAGAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS. A PRESENTE METODOLOGIA DA PESQUISA É RESULTADO DE UMA REVISÃO TEÓRICA DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO DAS CONSULTAS BIBLIOGRÁFICAS ACERCA DO TEMA TRATADO, TÊM-SE A PERSPECTIVA DE UMA IMPRECISÃO ENTRE AS APROXIMAÇÕES QUE A SOCIOLOGIA TERIA COM O ENSINO PARA ALÉM DAS UNIVERSIDADES; DEMONSTRANDO ASSIM UMA ETERNA TENTATIVA DE ENCAIXE NOS CURRÍCULOS DA BNCC. CARLOS BENEDITO MARTINS CONSIDERA QUE A RETIRADA DA SOCIOLOGIA TRATA UNICAMENTE DE SUA INCOMPATIBILIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM 2020 FORÇOU PROFISSIONAIS DE DIVERSOS ESTRATOS SOCIAIS A RESSIGNIFICAREM TODA A SUA ESTRUTURA DE ENSINO ATÉ ENTÃO ESTABELECIDAS PARA O MODELO SOCIAL BRASILEIRO. É CABÍVEL AINDA IMAGINAR O FATO DESSE EVENTO CAIR COMO UMA LUVA PARA TODOS AQUELES QUE ALMEJAVAM DE ALGUMA FORMA MEXER COM A ESTRUTURA DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO, RETROAGINDO OS MECANISMOS RECENTES DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO QUE POSSIBILITOU UMA MÍNIMA AUTONOMIA AOS PROFISSIONAIS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO GANHA COM ISSO UMA VELOCIDADE NUNCA ANTES VISTA E JÁ TRANSFORMA INÚMERAS QUESTÕES NOS ARRANJOS SOCIAIS PRESENTES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS. COMO RESULTADOS, VÊ-SE QUE AS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NA LDB DURANTE OS ANOS 2000 FORAM AINDA BASTANTE TÍMIDAS QUANDO COMPARADAS A OUTRAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS NAS GRADES CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS E DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES DE MODO GERAL; COMO HISTÓRIA E GEOGRAFIA POR EXEMPLO. O ESCOLA SEM PARTIDO, TAMBÉM OCASIONADO PELA LEVA DE MOVIMENTOS TRAZIDOS NO PÓS GOLPE DE 2016 CONFUNDE DIVERSAS AÇÕES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, O PROFESSOR SAI DA FIGURA DE SER O AGENTE PORTADOR DO CONHECIMENTO E PASSA A SER ASSOCIADO A FIGURA DO “DOUTRINADOR”. A CONCLUSÃO QUE SE CHEGA É A DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA ACABA SENDO VITAL PARA OS RUMOS DO FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AO MESMO TEMPO, SENDO AQUELE CAPAZ DE TRANSFORMAR AS RELAÇÕES NOS ESPAÇOS DA VIDA SOCIAL ESCOLAR. A SOCIOLOGIA MAIS DO QUE NUNCA, TORNA-SE FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO COMBATE A ESSAS INVESTIDAS, COMO NOS PENSAMENTOS DE AUGUSTO COMTE SENDO O PRINCIPAL ELEMENTO FUNDANTE DO EMARANHADO CIENTÍFICO E INTELECTUAL. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MARTINS, CARLOS B. O QUE É SOCIOLOGIA. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1982." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, REFORMA, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1064_27032021014927.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO JOSÉ SOUZA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandro.souza.almeida7@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }