A EVASÃO ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO SOB A DESNATURALIZAÇÃO E O ESTRANHAMENTO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75674 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO SOB A DESNATURALIZAÇÃO E O ESTRANHAMENTO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS" "resumo" => "ESTA PESQUISA DE METODOLOGIA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO, A PARTIR DE UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), ANALISAR OS FATORES QUE ENVOLVEM O FENÔMENO SOCIAL DA EVASÃO E SUA RELAÇÃO COM AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO, JUNTO AOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS, EM SOBRAL-CE. ATRAVÉS DA TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA, A PESQUISA CONSTA DOS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS ALUNOS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR EM 2020, ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS JUNTO À ESCOLA (ATA DOS RESULTADOS FINAIS), CENSO ESCOLAR DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ - SEDUC, E OBSERVAÇÃO FLUTUANTE. DE ACORDO COM SONIA RIFFEL E VILMAR MALACARNE, POR EVASÃO, COMPREENDE-SE O ATO DE EVADIR-SE, FUGIR, ABANDONAR; SAIR, DESISTIR; NÃO PERMANECER EM ALGUM LUGAR. QUANDO SE TRATA DE EVASÃO ESCOLAR, ENTENDE-SE A FUGA OU ABANDONO DA ESCOLA EM FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DE OUTRA ATIVIDADE. A PARTIR DA DESNATURALIZAÇÃO E DO ESTRANHAMENTO QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA TRAZ AO AMBIENTE ESCOLAR, ANALISAMOS A EVASÃO, PROBLEMATIZANDO ESSE FENÔMENO SOCIAL E DESCORTINANDO O ENTRELAÇAMENTO DE DESIGUALDADES QUE O ACARRETAM, DENTRO DO ATUAL CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA NO QUAL AFETA O BRASIL E O MUNDO, A PANDEMIA DA COVID-19, NO ANO DE 2020." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESIGUALDADE SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID142_26032021212450.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÔNICA SOUSA LEAL" "autor_nome_curto" => "MÔNICA LEAL" "autor_email" => "mariamonicaleal@hotmail.c" "autor_ies" => "UNÍVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75674 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO SOB A DESNATURALIZAÇÃO E O ESTRANHAMENTO: UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA DE EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS" "resumo" => "ESTA PESQUISA DE METODOLOGIA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO, A PARTIR DE UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), ANALISAR OS FATORES QUE ENVOLVEM O FENÔMENO SOCIAL DA EVASÃO E SUA RELAÇÃO COM AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO, JUNTO AOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS, EM SOBRAL-CE. ATRAVÉS DA TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA, A PESQUISA CONSTA DOS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS ALUNOS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR EM 2020, ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS JUNTO À ESCOLA (ATA DOS RESULTADOS FINAIS), CENSO ESCOLAR DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ - SEDUC, E OBSERVAÇÃO FLUTUANTE. DE ACORDO COM SONIA RIFFEL E VILMAR MALACARNE, POR EVASÃO, COMPREENDE-SE O ATO DE EVADIR-SE, FUGIR, ABANDONAR; SAIR, DESISTIR; NÃO PERMANECER EM ALGUM LUGAR. QUANDO SE TRATA DE EVASÃO ESCOLAR, ENTENDE-SE A FUGA OU ABANDONO DA ESCOLA EM FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DE OUTRA ATIVIDADE. A PARTIR DA DESNATURALIZAÇÃO E DO ESTRANHAMENTO QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA TRAZ AO AMBIENTE ESCOLAR, ANALISAMOS A EVASÃO, PROBLEMATIZANDO ESSE FENÔMENO SOCIAL E DESCORTINANDO O ENTRELAÇAMENTO DE DESIGUALDADES QUE O ACARRETAM, DENTRO DO ATUAL CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA NO QUAL AFETA O BRASIL E O MUNDO, A PANDEMIA DA COVID-19, NO ANO DE 2020." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESIGUALDADE SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID142_26032021212450.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÔNICA SOUSA LEAL" "autor_nome_curto" => "MÔNICA LEAL" "autor_email" => "mariamonicaleal@hotmail.c" "autor_ies" => "UNÍVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }