INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75651 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 833 "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PESQUISA CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID833_22032021190736.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ROSSI DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "srossoli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75651 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 833 "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA OU SIMPLES “TEMA DE CASA”: A REALIDADE DA PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PESQUISA CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID833_22032021190736.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ROSSI DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "srossoli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }