Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE SEU PERCURSO HISTÓRICO E SUA CONTINUIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, 'NOVO' ENSINO MÉDIO, BNCC, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75709 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 571 "titulo" => """ O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE SEU \r\n PERCURSO HISTÓRICO E SUA CONTINUIDADE """ "resumo" => """ A ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENTE A SOCIOLOGIA, SOFREU COM UM CENÁRIO DE INTERMITÊNCIAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. A NOVA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017 \r\nA ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENT SE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTERIORMENTE, FORA APROVADA EM LEI Nº 13.415 E LANÇOU-SE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - ENSINO MÉDIO \r\nSE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTE (BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COMO METODOLOGIA REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, JUNTAMENTE COM OS \r\n(BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COM NOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENTOU \r\nNOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENT DIFICULDADES DESDE SEU LANÇAMENTO E APRESENTA UM CENÁRIO INCERTO DE COMO SERÁ SEU DESENVOLVER \r\n NA PRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, 'NOVO' ENSINO MÉDIO, BNCC, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID571_07042021154437.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA MARQUES LIMA" "autor_nome_curto" => "YARA" "autor_email" => "yaramarques17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75709 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 571 "titulo" => """ O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE SEU \r\n PERCURSO HISTÓRICO E SUA CONTINUIDADE """ "resumo" => """ A ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENTE A SOCIOLOGIA, SOFREU COM UM CENÁRIO DE INTERMITÊNCIAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. A NOVA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017 \r\nA ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENT SE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTERIORMENTE, FORA APROVADA EM LEI Nº 13.415 E LANÇOU-SE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - ENSINO MÉDIO \r\nSE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTE (BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COMO METODOLOGIA REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, JUNTAMENTE COM OS \r\n(BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COM NOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENTOU \r\nNOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENT DIFICULDADES DESDE SEU LANÇAMENTO E APRESENTA UM CENÁRIO INCERTO DE COMO SERÁ SEU DESENVOLVER \r\n NA PRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Currículo e políticas educacionais: O ensino de sociologia frente à BNCC" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, 'NOVO' ENSINO MÉDIO, BNCC, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA105_ID571_07042021154437.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YARA MARQUES LIMA" "autor_nome_curto" => "YARA" "autor_email" => "yaramarques17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENTE A SOCIOLOGIA, SOFREU COM UM CENÁRIO DE INTERMITÊNCIAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. A NOVA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017 SE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTERIORMENTE, FORA APROVADA EM LEI Nº 13.415 E LANÇOU-SE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - ENSINO MÉDIO (BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COMO METODOLOGIA REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, JUNTAMENTE COM OS NOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENTOU DIFICULDADES DESDE SEU LANÇAMENTO E APRESENTA UM CENÁRIO INCERTO DE COMO SERÁ SEU DESENVOLVER NA PRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.