Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, PNLD, ENSINO DE SOCIOLOGIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, Comunicação Oral (CO) GT 11: Livros didáticos de sociologia
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75629
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PNLD, ENSINO DE SOCIOLOGIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID926_22032021162214.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TOLEDO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferreira@ifg.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75629
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PNLD, ENSINO DE SOCIOLOGIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID926_22032021162214.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TOLEDO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferreira@ifg.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.