O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75629 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA" "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PNLD, ENSINO DE SOCIOLOGIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID926_22032021162214.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA TOLEDO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.ferreira@ifg.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75629 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "O ESTUDO DA SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: CRÍTICA, ENGAJAMENTO E CIDADANIA" "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É COMPREENDER DE QUE MODO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO APRESENTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA ANÁLISE DOS CINCO LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NO PNLD DE 2018. A ANÁLISE ABRANGE AS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO UM TODO, POIS É PRECISO COMPREENDER A FORMA PELA QUAL A CIÊNCIA POLÍTICA, A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA SÃO TRABALHADAS, VISTO QUE SÃO IGUALMENTE FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE ANALISAR DE QUE MODO FOI DEFINIDA A DISCIPLINA ESCOLAR, ESMIUÇAR AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO DE QUE MODO OS AUTORES BUSCAM CONVENCER O ALUNO DE SUA IMPORTÂNCIA E/OU UTILIDADE E QUE CONTEÚDOS, CONCEITOS E AUTORES SÃO MOBILIZADOS NESSA EMPREITADA. COMPREENDER, EM SUMA, QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE QUE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER PROMOVIDAS NO EDUCANDO E QUAIS AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA ESTE FIM. PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL, DESDE OS PRIMEIROS MANUAIS DE SOCIOLOGIA ATÉ A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NO PNLD. ELABORAMOS UM ROTEIRO COM QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS LIVROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES. DESCREVEMOS A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS, ANALISAMOS COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS SÃO NELES APRESENTADAS E CENTRAMOS O OLHAR NA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS VISUAIS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, E NOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DO SABER ACADÊMICO PARA O SABER ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PNLD, ENSINO DE SOCIOLOGIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID926_22032021162214.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA TOLEDO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.ferreira@ifg.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }