O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL TEM UMA HISTÓRIA PRESTES A COMPLETAR O PRIMEIRO CENTENÁRIO SE LEVARMOS EM CONTA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE A. LORTON EM 1926, AUTOR FRANCÊS QUE É TRADUZIDO E ADAPTADO PARA O USO ESCOLAR NO BRASIL. EM CENÁRIO MAIS RECENTE, A SOCIOLOGIA ESTEVE PRESENTE NAS TRÊS EDIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) EM 2012, 2015 E 2018, SENDO DISTRIBUÍDO EM MILHARES DE ESCOLAS AO REDOR DO BRASIL. DIVERSAS ANÁLISES ESTÃO SENDO PRODUZIDAS E SOCIALIZADAS EM EVENTOS DA ÁREA, QUASE SEMPRE ATRELADAS AOS ASPECTOS DO CONTEÚDO, IMAGENS E CATEGORIAS SOCIAIS, PORÉM EM MENOR NÚMERO SÃO AQUELES TRABALHOS QUE VISAM COMPREENDER OS ASPECTOS DA RECEPÇÃO DO LIVRO NA ESCOLA PELOS ALUNOS E PROFESSORES. NESTE SENTIDO, O TRABALHO VISA ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL VEM UTILIZANDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO PARA AS ESCOLAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021, ONDE FORAM RECEBIDAS 27 RESPOSTAS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM PIERRE BOURDIEU E NO SEU CONCEITO DE HABITUS, PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. DENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA TEMOS QUE A MAIOR PARTE DOS RESPONDENTES SENTE DÉFICIT EM SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, AGORA AGRAVADA PELA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19; O LIVRO DIDÁTICO COSTUMA DIVIDIR ESPAÇO COM OUTROS MATERIAIS DE APOIO COMO BLOGS, SITES E A PRODUÇÃO DIDÁTICA DOS PRÓPRIOS PROFESSORES, TODAS ESTAS QUE TÊM APRESENTADO MUDANÇA NA DINÂMICA PELO FORMATO DE ENSINO REMOTO E MISTO QUE AS ESCOLAS DO GDF PASSAM DURANTE A PANDEMIA; E POR ÚLTIMO TEMOS QUE HÁ UMA PREFERÊNCIA POR CERTOS LIVROS DO PNLD EM DETRIMENTO DE OUTROS.