O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75634 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 630 "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL TEM UMA HISTÓRIA PRESTES A COMPLETAR O PRIMEIRO CENTENÁRIO SE LEVARMOS EM CONTA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE A. LORTON EM 1926, AUTOR FRANCÊS QUE É TRADUZIDO E ADAPTADO PARA O USO ESCOLAR NO BRASIL. EM CENÁRIO MAIS RECENTE, A SOCIOLOGIA ESTEVE PRESENTE NAS TRÊS EDIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) EM 2012, 2015 E 2018, SENDO DISTRIBUÍDO EM MILHARES DE ESCOLAS AO REDOR DO BRASIL. DIVERSAS ANÁLISES ESTÃO SENDO PRODUZIDAS E SOCIALIZADAS EM EVENTOS DA ÁREA, QUASE SEMPRE ATRELADAS AOS ASPECTOS DO CONTEÚDO, IMAGENS E CATEGORIAS SOCIAIS, PORÉM EM MENOR NÚMERO SÃO AQUELES TRABALHOS QUE VISAM COMPREENDER OS ASPECTOS DA RECEPÇÃO DO LIVRO NA ESCOLA PELOS ALUNOS E PROFESSORES. NESTE SENTIDO, O TRABALHO VISA ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL VEM UTILIZANDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO PARA AS ESCOLAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021, ONDE FORAM RECEBIDAS 27 RESPOSTAS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM PIERRE BOURDIEU E NO SEU CONCEITO DE HABITUS, PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. DENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA TEMOS QUE A MAIOR PARTE DOS RESPONDENTES SENTE DÉFICIT EM SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, AGORA AGRAVADA PELA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19; O LIVRO DIDÁTICO COSTUMA DIVIDIR ESPAÇO COM OUTROS MATERIAIS DE APOIO COMO BLOGS, SITES E A PRODUÇÃO DIDÁTICA DOS PRÓPRIOS PROFESSORES, TODAS ESTAS QUE TÊM APRESENTADO MUDANÇA NA DINÂMICA PELO FORMATO DE ENSINO REMOTO E MISTO QUE AS ESCOLAS DO GDF PASSAM DURANTE A PANDEMIA; E POR ÚLTIMO TEMOS QUE HÁ UMA PREFERÊNCIA POR CERTOS LIVROS DO PNLD EM DETRIMENTO DE OUTROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DOCENTE, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA_ID630_05042021084643.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA ISABEL CORREIA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARINA DANTAS" "autor_email" => "marina.iisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75634 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 630 "titulo" => "O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL TEM UMA HISTÓRIA PRESTES A COMPLETAR O PRIMEIRO CENTENÁRIO SE LEVARMOS EM CONTA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE A. LORTON EM 1926, AUTOR FRANCÊS QUE É TRADUZIDO E ADAPTADO PARA O USO ESCOLAR NO BRASIL. EM CENÁRIO MAIS RECENTE, A SOCIOLOGIA ESTEVE PRESENTE NAS TRÊS EDIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) EM 2012, 2015 E 2018, SENDO DISTRIBUÍDO EM MILHARES DE ESCOLAS AO REDOR DO BRASIL. DIVERSAS ANÁLISES ESTÃO SENDO PRODUZIDAS E SOCIALIZADAS EM EVENTOS DA ÁREA, QUASE SEMPRE ATRELADAS AOS ASPECTOS DO CONTEÚDO, IMAGENS E CATEGORIAS SOCIAIS, PORÉM EM MENOR NÚMERO SÃO AQUELES TRABALHOS QUE VISAM COMPREENDER OS ASPECTOS DA RECEPÇÃO DO LIVRO NA ESCOLA PELOS ALUNOS E PROFESSORES. NESTE SENTIDO, O TRABALHO VISA ANALISAR COMO OS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL VEM UTILIZANDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE ENVIADO PARA AS ESCOLAS ENTRE NOVEMBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021, ONDE FORAM RECEBIDAS 27 RESPOSTAS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM PIERRE BOURDIEU E NO SEU CONCEITO DE HABITUS, PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. DENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA TEMOS QUE A MAIOR PARTE DOS RESPONDENTES SENTE DÉFICIT EM SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, AGORA AGRAVADA PELA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19; O LIVRO DIDÁTICO COSTUMA DIVIDIR ESPAÇO COM OUTROS MATERIAIS DE APOIO COMO BLOGS, SITES E A PRODUÇÃO DIDÁTICA DOS PRÓPRIOS PROFESSORES, TODAS ESTAS QUE TÊM APRESENTADO MUDANÇA NA DINÂMICA PELO FORMATO DE ENSINO REMOTO E MISTO QUE AS ESCOLAS DO GDF PASSAM DURANTE A PANDEMIA; E POR ÚLTIMO TEMOS QUE HÁ UMA PREFERÊNCIA POR CERTOS LIVROS DO PNLD EM DETRIMENTO DE OUTROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, FORMAÇÃO DOCENTE, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA_ID630_05042021084643.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA ISABEL CORREIA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARINA DANTAS" "autor_email" => "marina.iisabel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }