O ENSINO REMOTO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO IFBA DE JUAZEIRO-BA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75576 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "O ENSINO REMOTO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO IFBA DE JUAZEIRO-BA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DE SOCIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, SITUADO NA CIDADE DE JUAZEIRO, PELA NECESSIDADE DE SE ADERIR AO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA A PARTIR DA COVID-19. TEM COMO BASE METODOLÓGICA OS RELATOS DE ALUNOS COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, BEM COMO, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA. POSTO ISSO, ESTA ANÁLISE É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA, POIS NUNCA HOUVE ANTES A NECESSIDADE DE SE IMPLEMENTAR UM ENSINO NÃO-PRESENCIAL POR QUESTÕES SIMILARES AS QUE FORAM ENFRENTADAS NO ANO DE 2020. ESTA TEMÁTICA SURGE ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, QUE POSSIBILITOU ACOMPANHAR DE PERTO AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NESSE PERÍODO. DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS RESPONDENTES, QUATRO SE DESTACAM: 1. A INADAPTAÇÃO A NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ISSO PORQUE, DIFERENTEMENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD, O ENSINO QUE OS ALUNOS ESTÃO TENDO ACESSO ONLINE, FOI PENSADO E DESENVOLVIDO PARA O PRESENCIAL, MAS QUE, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, PRECISOU SER ADAPTADO, GERANDO ENTRAVES IMPORTANTES NO QUE SE REFERE AO TEMPO DE APRENDIZADO E AO EXCESSO DE ATIVIDADES, A FIM DE COMPROVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. 2. A DIFICULDADE NO ACESSO À INTERNET, POIS MESMO COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA DIA APÓS DIA, O ACESSO A MESMA NÃO SE DÁ DE MODO UNIFORME, POR ESSE FATOR, A INCLUSÃO DIGITAL AINDA SE CONFIGURA ENQUANTO UM GRANDE DESAFIO NO BRASIL (SALES,2014). 3. A FALTA DE UM AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO, SEM BARULHO OU DISTRAÇÕES, BEM COMO, APARELHO DIGITAL ADEQUADO PARA ASSISTIR AS AULAS E EFETUAR AS ATIVIDADES. E, POR FIM, 4. A FALTA DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM TODO, JÁ QUE A FUNÇÃO DA ESCOLA VAI MUITO ALÉM DE FACILITAR O APRENDIZADO, ELA TAMBÉM PERPASSA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DA MORAL E ÉTICA, ALÉM DE PROPORCIONAR AO EDUCANDO A OPORTUNIDADE DE ESTABELECER NOVOS VÍNCULOS. NESSA PERSPECTIVA, AS DIFICULDADES PODEM SER ANALISADAS EM DOIS BLOCOS. O PRIMEIRO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 2 E 3, ENGLOBA PROBLEMAS PRÉ-EXISTENTES, QUE APENAS FORAM INTENSIFICADOS PELA PANDEMIA. JÁ O SEGUNDO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 1 E 4, ENGLOBA PROBLEMAS QUE PASSARAM A EXISTIR POR CONTA DA PANDEMIA, NECESSARIAMENTE. DESSE MODO, É POSSÍVEL INFERIR QUE ESSA CONJUNTURA EDUCACIONAL, NÃO SÓ REACENDEU DESAFIOS EDUCACIONAIS ANTIGOS, COMO TAMBÉM, GEROU NOVOS. REFERÊNCIAS: SALES, S.R. TECNOLOGIAS DIGITAIS E JUVENTUDE CIBORGUE: ALGUNS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. EDITORA UFMG. 2014. / ARROYO, M. CURRÍCULO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. IN. RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. CADERNO PEDAGÓGICO 2: SEMANA PEDAGÓGICA PAULO FREIRE. PORTO ALEGRE: CORAG, 2001. / FREIRE, P. EDUCAÇÃO E MUDANÇA. 15 ED. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA. 1979. / GOMES, L.F. (1). EAD NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 18(1), 2013." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID484_19032021173719.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "QUELIANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "QUELIANE SILVA" "autor_email" => "queliane360@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75576 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "O ENSINO REMOTO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO IFBA DE JUAZEIRO-BA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DE SOCIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, SITUADO NA CIDADE DE JUAZEIRO, PELA NECESSIDADE DE SE ADERIR AO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA A PARTIR DA COVID-19. TEM COMO BASE METODOLÓGICA OS RELATOS DE ALUNOS COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, BEM COMO, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA. POSTO ISSO, ESTA ANÁLISE É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA, POIS NUNCA HOUVE ANTES A NECESSIDADE DE SE IMPLEMENTAR UM ENSINO NÃO-PRESENCIAL POR QUESTÕES SIMILARES AS QUE FORAM ENFRENTADAS NO ANO DE 2020. ESTA TEMÁTICA SURGE ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, QUE POSSIBILITOU ACOMPANHAR DE PERTO AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NESSE PERÍODO. DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS RESPONDENTES, QUATRO SE DESTACAM: 1. A INADAPTAÇÃO A NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ISSO PORQUE, DIFERENTEMENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD, O ENSINO QUE OS ALUNOS ESTÃO TENDO ACESSO ONLINE, FOI PENSADO E DESENVOLVIDO PARA O PRESENCIAL, MAS QUE, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, PRECISOU SER ADAPTADO, GERANDO ENTRAVES IMPORTANTES NO QUE SE REFERE AO TEMPO DE APRENDIZADO E AO EXCESSO DE ATIVIDADES, A FIM DE COMPROVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. 2. A DIFICULDADE NO ACESSO À INTERNET, POIS MESMO COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA DIA APÓS DIA, O ACESSO A MESMA NÃO SE DÁ DE MODO UNIFORME, POR ESSE FATOR, A INCLUSÃO DIGITAL AINDA SE CONFIGURA ENQUANTO UM GRANDE DESAFIO NO BRASIL (SALES,2014). 3. A FALTA DE UM AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO, SEM BARULHO OU DISTRAÇÕES, BEM COMO, APARELHO DIGITAL ADEQUADO PARA ASSISTIR AS AULAS E EFETUAR AS ATIVIDADES. E, POR FIM, 4. A FALTA DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM TODO, JÁ QUE A FUNÇÃO DA ESCOLA VAI MUITO ALÉM DE FACILITAR O APRENDIZADO, ELA TAMBÉM PERPASSA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DA MORAL E ÉTICA, ALÉM DE PROPORCIONAR AO EDUCANDO A OPORTUNIDADE DE ESTABELECER NOVOS VÍNCULOS. NESSA PERSPECTIVA, AS DIFICULDADES PODEM SER ANALISADAS EM DOIS BLOCOS. O PRIMEIRO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 2 E 3, ENGLOBA PROBLEMAS PRÉ-EXISTENTES, QUE APENAS FORAM INTENSIFICADOS PELA PANDEMIA. JÁ O SEGUNDO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 1 E 4, ENGLOBA PROBLEMAS QUE PASSARAM A EXISTIR POR CONTA DA PANDEMIA, NECESSARIAMENTE. DESSE MODO, É POSSÍVEL INFERIR QUE ESSA CONJUNTURA EDUCACIONAL, NÃO SÓ REACENDEU DESAFIOS EDUCACIONAIS ANTIGOS, COMO TAMBÉM, GEROU NOVOS. REFERÊNCIAS: SALES, S.R. TECNOLOGIAS DIGITAIS E JUVENTUDE CIBORGUE: ALGUNS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. EDITORA UFMG. 2014. / ARROYO, M. CURRÍCULO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. IN. RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. CADERNO PEDAGÓGICO 2: SEMANA PEDAGÓGICA PAULO FREIRE. PORTO ALEGRE: CORAG, 2001. / FREIRE, P. EDUCAÇÃO E MUDANÇA. 15 ED. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA. 1979. / GOMES, L.F. (1). EAD NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 18(1), 2013." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID484_19032021173719.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "QUELIANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "QUELIANE SILVA" "autor_email" => "queliane360@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }