CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75564 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA" "resumo" => """ CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA\r\n \r\n CLÁUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA \r\n ORIENTADOR DO TRABALHO: JOSÉ MARIA DE JESUS IZQUIERDO VILLOTA \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n INTRODUÇÃO: ESSE TRABALHO SE DÁ POR ACREDITAR NUMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, QUE VISA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E FOMENTO DE VALORES QUE PODEM FORTALECER A RELAÇÃO MÚTUA ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE. PARTINDO DA COMPREENSÃO DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE FAVORECER A COMUNICAÇÃO E A SOCIABILIDADE ENTRE AS PESSOAS, DE FORMA COGNITIVA E SUBJETIVA, E QUE A SOCIOLOGIA TEM COMO FINALIDADE DESPERTAR O SENTIDO CRÍTICO DOS JOVENS PERANTE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM EM SEU COTIDIANO, BUSCAREMOS APONTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DESSA DISCIPLINA, APRESENTANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO AS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO. UMA EDUCAÇÃO QUE PREZA PELA CULTURA DE PAZ, PROMOVE O RESPEITO E A DIVERSIDADE CULTURAL. PELIZZOLI CONCEITUA QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO FERRAMENTA DA CULTURA DE PAZ, POR MEIO DE PRÁTICAS DE MEDIAÇÕES DE CONFLITOS. OBJETIVOS: APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO RECURSO PEDAGÓGICO. METODOLOGIA: ESSE PROJETO DE INTERVENÇÃO TEM COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO. REALIZAREMOS O PROJETO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL FRANCISCA ASCENSÃO CUNHA, SITUADA EM JOÃO PESSOA – PB. DESENVOLVIMENTO: DESTACAMOS COMO EXPERIÊNCIAS, A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO EM OUTRAS ESCOLAS, COMO: E.M.E.F. ANTÔNIO SANTOS COELHO NETO, JOÃO PESSOA-PB. OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO PODERÃO SER DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, POR SER UM RECURSO DIDÁTICO QUE DESPERTA NOS ALUNOS A COMUNICAÇÃO ATIVA, ABERTA E INCLUSIVA, AJUDANDO A ASSIMILAR OS CONCEITOS DE SOCIOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO É UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE FAVORECE A DISCUSSÃO DOS TEMAS DE SOCIOLOGIA, POSSIBILITA DIÁLOGOS, REFLEXIVIDADE, E O DESPERTAR DOS JOVENS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL. RESULTADOS: DIANTE DO PROJETO DE INTERVENÇÃO AINDA EM CURSO, PODEMOS DESTACAR QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E QUE FAVORECE O PROJETO DE VIDA DOS ALUNOS. REFERÊNCIAS: DAYRELL, JUAREZ. A ESCOLA “FAZ” AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. CAMPINAS/SP, V. 28, N. 100, P. 1105-1128, OUT. 2007. FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 1987. GIDDENS, ANTHONY. A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE. SÃO PAULO, EDITORA. WMF MARTINS FONTES, 3ª ED., 458 P., 2009. HABERMAS, JüRGEN. PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO: ESTUDOS FILOSÓFICOS. RIO DE JANEIRO: TEMPO BRASILEIRO, 1990. HONNETH, AXEL. LUTA POR RECONHECIMENTO: A GRAMÁTICA MORAL DOS CONFLITOS SOCIAIS. SÃO PAULO, 2003. PELIZZOLI, MARCELO. CÍRCULOS DE DIÁLOGO: BASE RESTAURATIVA PARA A JUSTIÇA E OS DIREITOS HUMANOS (IN: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. SILVA, EDUARDO F., GEDIEL, JOSÉ A. P., TRAUCZYNSKI, SILVIA C. CURITIBA: UNIVERSIDADE POSITIVO, 2014. UNESCO. CULTURA DE PAZ: DA REFLEXÃO À AÇÃO; BALANÇO DA DÉCADA INTERNACIONAL DA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO. – BRASÍLIA/SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA, 2010. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, CÍRCULOS DE DIÁLOGO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID508_17032021031748.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudianaiza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75564 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA" "resumo" => """ CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA\r\n \r\n CLÁUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA \r\n ORIENTADOR DO TRABALHO: JOSÉ MARIA DE JESUS IZQUIERDO VILLOTA \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n INTRODUÇÃO: ESSE TRABALHO SE DÁ POR ACREDITAR NUMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, QUE VISA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E FOMENTO DE VALORES QUE PODEM FORTALECER A RELAÇÃO MÚTUA ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE. PARTINDO DA COMPREENSÃO DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE FAVORECER A COMUNICAÇÃO E A SOCIABILIDADE ENTRE AS PESSOAS, DE FORMA COGNITIVA E SUBJETIVA, E QUE A SOCIOLOGIA TEM COMO FINALIDADE DESPERTAR O SENTIDO CRÍTICO DOS JOVENS PERANTE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM EM SEU COTIDIANO, BUSCAREMOS APONTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DESSA DISCIPLINA, APRESENTANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO AS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO. UMA EDUCAÇÃO QUE PREZA PELA CULTURA DE PAZ, PROMOVE O RESPEITO E A DIVERSIDADE CULTURAL. PELIZZOLI CONCEITUA QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO FERRAMENTA DA CULTURA DE PAZ, POR MEIO DE PRÁTICAS DE MEDIAÇÕES DE CONFLITOS. OBJETIVOS: APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO RECURSO PEDAGÓGICO. METODOLOGIA: ESSE PROJETO DE INTERVENÇÃO TEM COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO. REALIZAREMOS O PROJETO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL FRANCISCA ASCENSÃO CUNHA, SITUADA EM JOÃO PESSOA – PB. DESENVOLVIMENTO: DESTACAMOS COMO EXPERIÊNCIAS, A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO EM OUTRAS ESCOLAS, COMO: E.M.E.F. ANTÔNIO SANTOS COELHO NETO, JOÃO PESSOA-PB. OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO PODERÃO SER DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, POR SER UM RECURSO DIDÁTICO QUE DESPERTA NOS ALUNOS A COMUNICAÇÃO ATIVA, ABERTA E INCLUSIVA, AJUDANDO A ASSIMILAR OS CONCEITOS DE SOCIOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO É UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE FAVORECE A DISCUSSÃO DOS TEMAS DE SOCIOLOGIA, POSSIBILITA DIÁLOGOS, REFLEXIVIDADE, E O DESPERTAR DOS JOVENS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL. RESULTADOS: DIANTE DO PROJETO DE INTERVENÇÃO AINDA EM CURSO, PODEMOS DESTACAR QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E QUE FAVORECE O PROJETO DE VIDA DOS ALUNOS. REFERÊNCIAS: DAYRELL, JUAREZ. A ESCOLA “FAZ” AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. CAMPINAS/SP, V. 28, N. 100, P. 1105-1128, OUT. 2007. FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 1987. GIDDENS, ANTHONY. A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE. SÃO PAULO, EDITORA. WMF MARTINS FONTES, 3ª ED., 458 P., 2009. HABERMAS, JüRGEN. PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO: ESTUDOS FILOSÓFICOS. RIO DE JANEIRO: TEMPO BRASILEIRO, 1990. HONNETH, AXEL. LUTA POR RECONHECIMENTO: A GRAMÁTICA MORAL DOS CONFLITOS SOCIAIS. SÃO PAULO, 2003. PELIZZOLI, MARCELO. CÍRCULOS DE DIÁLOGO: BASE RESTAURATIVA PARA A JUSTIÇA E OS DIREITOS HUMANOS (IN: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. SILVA, EDUARDO F., GEDIEL, JOSÉ A. P., TRAUCZYNSKI, SILVIA C. CURITIBA: UNIVERSIDADE POSITIVO, 2014. UNESCO. CULTURA DE PAZ: DA REFLEXÃO À AÇÃO; BALANÇO DA DÉCADA INTERNACIONAL DA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO. – BRASÍLIA/SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA, 2010. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, CÍRCULOS DE DIÁLOGO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID508_17032021031748.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudianaiza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }