NOS ÚLTIMOS ANOS, NÃO APENAS NO BRASIL HOUVE UM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO DO QUE TEM SIDO CHAMADO DE NEOCONSERVADORISMO. UMA AGENDA CONSERVADORA, REACIONÁRIA E AUTORITÁRIA TEM SIDO APRESENTADA E EM DIVERSOS PAÍSES POLÍTICOS COM ESSES DISCURSOS FORAM ELEITOS. UM DOS TEMAS MAIS ATACADOS PELO NEOCONSERVADORISMO DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, UM EXEMPLO É O FATO DO BRASIL TER RETIRADO OS TERMOS “GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM 2014. VALE CONSIDERAR QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC- FOI APROVADA EM 2017 E, ESTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA QUE AQUI ANALISA ALGUMAS MUDANÇAS APROVADAS NA BNCC, SOBRETUDO AQUELAS QUE AFETARAM DIRETAMENTE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER COM OS ALUNOS OS CONTEÚDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. A PESQUISA É DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E DA ÁREA DE EDUCAÇÃO QUE COMPREENDE QUE ABORDAR QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA É PARTE DA CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESCOLA MAIS PLURAL, INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA.