ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AS DETERMINAÇÕES E ATUAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS DE JUVENTUDE BRASILEIRA, DADAS POR LEIS E EM RESULTADOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS, COM OS INDICADORES DAS TAXAS DE ESCOLARIDADE E DESEMPREGO DO JOVEM NO PAÍS, ENTRE OS ANOS 1988 E 2020. A PRINCÍPIO, SERÃO APRESENTADOS ALGUNS ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS ACERCA DA JUVENTUDE PARA ANALISAR POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES DO UNIVERSO INTELECTUAL E DO TRABALHO, A FIM DE ENTENDER: HÁ FATORES DE RELAÇÃO ENTRE AS TAXAS DE ESCOLARIDADE E DE DESEMPREGO DOS JOVENS BRASILEIROS E AS AÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS DE JUVENTUDE DADAS EM RESULTADOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS? O CAMINHO DESSE ESTUDO SEGUE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOS DADOS COLETADOS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS E DOCUMENTAL DE INDICADORES NACIONAIS DA PNAD/IBGE (1981-2019), MEC/INEP (1994-2019) E LEIS. OS CONCEITOS SERÃO DISCUTIDOS COM AUTORES COMO MARX (1996, 2004), MARX E ENGELS (2007) E COSTA (2009). O RESULTADO APONTA A FRAGILIDADE DAS AÇÕES MEDIANTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS E VOLTADAS À JUVENTUDE NO PAÍS, PRINCIPALMENTE QUANTO A EMPREGABILIDADE, PORÉM, É UM PRINCÍPIO DE AÇÃO NA BUSCA POR DIRIMIR AS DIFICULDADES EM EDUCAÇÃO E EMPREGO A ESSE SEGMENTO, POIS AGORA APRESENTA-SE NA PALAVRA DA LEI E, INCLUSIVE, PAUTA A VOZ POPULAR EM ALGUMAS DESSAS FORMAÇÕES DE NÚCLEOS POLITIZADOS, COMO NO CONJUVE.