“EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E
PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM
CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA?
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75758 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => """ “EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E\r\n PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM\r\n CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA? """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE\r\n LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS\r\n PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI\r\n O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA\r\n UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA\r\n DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA\r\n DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE\r\n APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO\r\n CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO\r\n ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019\r\n E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE\r\n 2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM\r\n CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR\r\n ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER\r\n NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS\r\n NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM\r\n PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS\r\n INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO\r\n O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE\r\n SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A\r\n IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE\r\n LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO\r\n CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O\r\n EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO\r\n O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM\r\n ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A\r\n DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E\r\n POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O\r\n EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS\r\n PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES\r\n COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO\r\n DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS\r\n POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA\r\n TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA\r\n SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA\r\n DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA, SOCIOLOGIA, IDENTIDADE, TRAJETÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1056_08042021192831.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO ROCHA COSTA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "fabricio_rocha@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75758 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => """ “EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E\r\n PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM\r\n CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA? """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE\r\n LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS\r\n PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI\r\n O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA\r\n UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA\r\n DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA\r\n DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE\r\n APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO\r\n CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO\r\n ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019\r\n E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE\r\n 2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM\r\n CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR\r\n ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER\r\n NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS\r\n NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM\r\n PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS\r\n INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO\r\n O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE\r\n SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A\r\n IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE\r\n LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO\r\n CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O\r\n EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO\r\n O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM\r\n ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A\r\n DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E\r\n POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O\r\n EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS\r\n PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES\r\n COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO\r\n DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS\r\n POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA\r\n TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA\r\n SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA\r\n DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA, SOCIOLOGIA, IDENTIDADE, TRAJETÓRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1056_08042021192831.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO ROCHA COSTA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "fabricio_rocha@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }