Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS

Palavra-chaves: CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA, DOCENTES EM FORMAÇÃO Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75685
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE  POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA, DOCENTES EM FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID639_02042021103711.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYNARA DE OLIVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MAYNARA"
    "autor_email" => "maynararibeiro98@hotmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75685
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE  POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA, DOCENTES EM FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID639_02042021103711.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYNARA DE OLIVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MAYNARA"
    "autor_email" => "maynararibeiro98@hotmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.