INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75685 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA, DOCENTES EM FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID639_02042021103711.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYNARA DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYNARA" "autor_email" => "maynararibeiro98@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75685 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "INICIATIVAS PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO ESTUDANTIL, PERMANÊNCIA, DOCENTES EM FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID639_02042021103711.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYNARA DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MAYNARA" "autor_email" => "maynararibeiro98@hotmail." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }