ESTE TRABALHO APRESENTA RELATO DE UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020 JUNTO AOS ALUNOS NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS, PERÍODO MARCADO POR MAIOR ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIOCULTURAL DE ALUNOS E DOCENTES DO CURSO. BUSCA RELATAR A EXPERIÊNCIA NO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DO PROJETO INTITULADO RELACIONAMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS: CONVITE, ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA (RECAP-CS). ESTE POSSIBILITOU E INCENTIVOU EVENTOS, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, COMPARTILHAMENTO DE OPORTUNIDADES, LEITURAS E INFORMAÇÕES DA UNIVERSIDADE, POSSUINDO COMO OBJETIVO INSTITUIR A TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÕES; AMPLIAR O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS, DOCENTES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS; ATRAIR MAIS ALUNOS PARA O CURSO; ACOLHER OS INGRESSANTES EM SEU MOMENTO DE ESTRANHEZA E ADAPTAÇÃO; PROMOVER MAIORES MEIOS, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES AOS ALUNOS, PARA QUE PERMANEÇAM E CONCLUAM A GRADUAÇÃO, DIMINUINDO O DESCONFORTO INICIAL E SUAVIZANDO O PROCESSO. DENTRE ALGUMAS DAS SUAS AÇÕES, HOUVE A CRIAÇÃO DE UM CRONOGRAMA PERMANÊNCIA, CONTENDO TODAS AS BOLSAS DISPONÍVEIS COM DATAS DE INSCRIÇÃO E BREVE RESUMO INFORMATIVO; BLOCO INFORMATIVO SOBRE OPORTUNIDADES DE BOLSAS, ESTÁGIOS E EMPREGOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS; MANUAL DA ALUNA COM DADOS COM INFORMAÇÕES DE IMOBILIÁRIAS, LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAL, PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE E INSTRUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE E OS COSTUMES DO CURSO; ENCONTROS ARTÍSTICOS; JORNAL DAS SOCIAIS E OUTRAS. EM PARALELO, HOUVE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES FRENTE ÀS CADEIRAS DIRETIVAS DE OUTROS CURSOS, PROPONDO INTEGRAÇÃO DE PAUTAS E COMPROMISSO MÚTUO DE PREPARO DOS ALUNOS. COM UM CORPO DE 21 VOLUNTÁRIOS, O RECAP PÔDE SER DESENVOLVIDO E INCORPORADO À ROTINA DO CURSO, COM O PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES SENDO OS FUTUROS ALUNOS, ALUNOS MATRICULADOS E EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-CAMPINAS. TODAS AS AÇÕES CONTÊM O NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E O NÚCLEO DE MONITORAMENTO, SENDO ELAS DIVIDIDAS EM 4 EIXOS: 1) CONVITE PARA INCLUIR NOVOS ALUNOS; 2) ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE; 3) AÇÕES PARA FAVORECER A PERMANÊNCIA; 4) RELACIONAMENTO COM EGRESSOS. UMA BASE SÓLIDA COMO A REDE DE APOIO FOI INCENTIVADA E OS INGRESSANTES FICAM EMPOLGADOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO LOGO APÓS A PRIMEIRA SEMANA DE RECEPÇÃO. AGORA OS ALUNOS INGRESSAM CONHECENDO O NECESSÁRIO, SABENDO ONDE RECORRER E O QUE PRECISAM PARA PERMANECER NO CURSO. NO TOTAL, 05 VOLUNTÁRIOS ESTÃO COMO EGRESSOS, ASSIM COMO OS CALOUROS ASSUMIRAM LIDERANÇA NAS AÇÕES, O QUE POSSIBILITA ACREDITAR EM DIMINUIÇÃO NO ÍNDICE DE EVASÃO A LONGO PRAZO E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA QUE O PROJETO SE MANTENHA ATIVO, EM DESENVOLVIMENTO E QUE POSSA SER RECONHECIDO E INSTITUCIONALIZADO, O QUE MOTIVOU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AINDA EM DESENVOLVIMENTO PARA AVALIAR, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS INGRESSANTES DE 2019, SE O PROJETO OS AUXILIOU DE ALGUMA FORMA. ENTRETANTO, JÁ É NOTÁVEL SUA IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DE DIVULGAR OS RESULTADOS PARCIAIS E EXPANDIR PARA OUTROS CURSOS E INSTITUIÇÕES, VISTO QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS PODE AUXILIAR A PERMANÊNCIA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.