CRIANÇAS PERTENCENTES A FAIXA ETÁRIA DO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PODEM APRESENTAR VARIABILIDADE NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE SEUS PADRÕES MOTORES. PODEMOS JUSTIFICAR ISSO, PENSANDO EM QUE TIPO DE COMPORTAMENTO MOTOR CADA CRIANÇA FOI E ESTÁ SENDO SUBMETIDA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI CORRELACIONAR A FAIXA ETÁRIA, GÊNERO, O ANO ESCOLAR E A PRÁTICA DE ATIVIDADES DE AVENTURAS OFERECIDAS UMA VEZ POR SEMANA, COM A MELHORA DA QUALIDADE DOS PADRÕES MOTORES. PARTICIPARAM DO ESTUDO, 46 CRIANÇAS PERTENCENTES A DUAS TURMAS, AS QUAIS FORAM ACOMPANHADAS NO INÍCIO DOS ANOS LETIVOS CORRESPONDENTES AO 1°ANO, 2°ANO E AO 3°ANO, NOS ANOS DE 2018, 2019 E 2020 DENTRO DA ESCOLA DE AVENTURAS. OS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO (26 MENINAS E 20 MENINOS) FORAM SUBMETIDOS AO PROTOCOLO DE TESTE "THE TEST OF GROSS MOTOR DEVELOPMENT-2", QUE AVALIA SEIS MOVIMENTOS RELATIVOS A LOCOMOÇÃO (CORRIDA, GALOPE, SALTO COM UM PÉ, PASSADA, SALTO HORIZONTAL E CORRIDA LATERAL) E SEIS DE CONTROLE DE OBJETOS (REBATER, QUICAR, RECEBER, CHUTAR, ARREMESSO POR CIMA E ARREMESSO POR BAIXO). INICIALMENTE NO 1°ANO AO REALIZAREM O 1° TESTE ELAS AINDA NÃO TINHAM PARTICIPADO DE NENHUMA AULA DAS ATIVIDADES DE AVENTURAS, JÁ NO 2° TESTE E NO 3° TESTE, OS RESULTADOS SÃO RELACIONADOS AS ATIVIDADES MINISTRADAS DENTRO DA ESCOLA DE AVENTURAS. ANÁLISES ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS FORAM REALIZADAS NO PROGRAMA COMPUTACIONAL BIOESTAT 5.3 (BELÉM, PARÁ, BRASIL). O MESMO PROGRAMA FOI UTILIZADO PARA FAZER AS COMPARAÇÕES, ENTRE OS GRUPOS POR MEIO DO ANOVA E TESTE DE TURKEY, ADOTANDO-SE UM NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA DE 5%. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MÉDIA GLOBAL PARA A SOMA DOS 12 MOVIMENTOS NO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO, FORAM DE 48,60 ± 9,13; 66,67 ± 7,86 E 76,74 ± 7,34, RESPECTIVAMENTE. PORTANTO, HOUVE UMA MELHORA SIGNIFICATIVA DOS PADRÕES MOTORES DE UM ANO PARA OUTRO (P<0,05). O MESMO PADRÃO SE MANTEVE NA SOMA DOS 12 MOVIMENTOS E TAMBÉM PARA A JUNÇÃO DOS SEIS DE LOCOMOÇÃO E DE CONTROLE DE OBJETOS. AO SEREM SUBDIVIDIDOS POR GÊNERO, HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA EM TODOS OS PARÂMETROS ANALISADOS, EXCETO NA PASSADA (P=0,22 PARA AS MENINAS E P=0,180 PARA OS MENINOS). ASSIM PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE, COMEÇAR A PRÁTICA DAS ATIVIDADES DE AVENTURA NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DEMONSTROU TER GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE SE PROMOVA A MELHORIA DOS PADRÕES MOTORES DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS.