Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AVALIAÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E VARIÁVEIS FÍSIOLÓGICAS EM UMA SESSÃO AGUDA DE DIFERENTES MODALIDADES DE EXERGAMES.

Palavra-chaves: EXERGAMES, FISIOLOGIA, EPOC, VIDEOGAME, Tema Livre (TL) AT 01 - FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75431
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E VARIÁVEIS FÍSIOLÓGICAS EM UMA SESSÃO AGUDA DE DIFERENTES MODALIDADES DE EXERGAMES."
    "resumo" => "A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR AS MAIS NOVAS FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA INTERATIVA COMO FORMA DE DESENVOLVER O HÁBITO DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DEIXOU DE SER UMA FICÇÃO PARA SE TORNAR UM DOS MAIORES ALIADOS NA LUTA CONTRA O SEDENTARISMO. DESSE MODO OS EXERGAMES PASSARAM A SER UMA REALIDADE PROJETADA EM UM MUNDO VIRTUAL, PRINCIPALMENTE NO QUE RETRATA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS, ONDE TUDO ESTÁ SENDO VOLTADO PARA O VIRTUAL OU “ONLINE”. PARTINDO DESTES PRESSUPOSTOS O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO AVALIAR O EFEITO AGUDO SOBRE O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E DA CONTRIBUIÇÃO METABÓLICA DOS JOGOS KINECT JUST DANCE E O KINECT SPORTS BOXING. PARA ISSO, N=7 JOVENS DO SEXO FEMININO TIVERAM O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) AVALIADO E TAMBÉM O VO2 DURANTE O EXERCÍCIO, ALÉM DE DOSAGENS DE LACTATO SANGUÍNEO QUE TAMBÉM FORAM REALIZADAS ANTES, DURANTE E APÓS A SESSÃO DE EXERGAMES, COM O INTUITO DE COMPARAR OS METABOLISMOS PREDOMINANTES EM CADA JOGO. A SESSÃO TEVE DURAÇÃO DE 30 MINUTOS. DURANTE A SESSÃO DE EXERGAMES TAMBÉM FOI REGISTRADO A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (BORG, 1982). A FIM DE COMPARAR O COMPORTAMENTO DO EPOC, DO LACTATO SANGUÍNEO E DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO FOI UTILIZADA TESTE “T” PARA AMOSTRAS PAREDADAS. A CORRELAÇÃO DE PEARSON FOI UTILIZADA A FIM DE RELACIONAR AS VARIÁVEIS ENTRE SI. TAMBÉM FOI CALCULADO OS GASTOS ENERGÉTICOS PROVINDOS DE CADA METABOLISMO ENERGÉTICO. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O KINECT SPORTS BOXING APRESENTOU UMA DEMANDA ENERGÉTICA MAIOR DO QUE O KINECT JUST DANCE. ASSIM COMO TAMBÉM MOSTROU VALORES SIGNIFICATIVAMENTE MAIORES NA FREQUÊNCIA CARDÍACA, NA DEMANDA ENERGÉTICA EM LITROS DE O2 E TAMBÉM NO CONSUMO RELATIVO DE O2. CONCLUIU-SE QUE OS EXERGAMES FORNECEM MAIORES DEMANDAS FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS EM COMPARAÇÃO AO REPOUSO, E AINDA EM COMPARAÇÃO AOS DOIS JOGOS (KINECT SPORTS BOXING E KINECT JUST DANCE), O BOXING APRESENTOU RESULTADOS MELHORES DO QUE O JUST DANCE, PORTANTO OS EFEITOS PARECEM SER DEPENDENTES DO JOGO, POIS PRINCIPALMENTE O BOXING ENVOLVE UM OPONENTE DIRETO. ACREDITAMOS QUE A COMPETIÇÃO INSTIGOU OS PARTICIPANTES A VENCER E CONSEQUENTEMENTE SE DEDICAR MAIS À ATIVIDADE, GASTANDO MAIS ENERGIA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 01 - FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO"
    "palavra_chave" => "EXERGAMES, FISIOLOGIA, EPOC, VIDEOGAME, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA101_ID37_19042021151023.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELA BEATRIZ BUGATTI"
    "autor_nome_curto" => "IZABELA BEATRIZ BUGATTI"
    "autor_email" => "izabelabugatti@usp.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75431
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E VARIÁVEIS FÍSIOLÓGICAS EM UMA SESSÃO AGUDA DE DIFERENTES MODALIDADES DE EXERGAMES."
    "resumo" => "A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR AS MAIS NOVAS FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA INTERATIVA COMO FORMA DE DESENVOLVER O HÁBITO DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DEIXOU DE SER UMA FICÇÃO PARA SE TORNAR UM DOS MAIORES ALIADOS NA LUTA CONTRA O SEDENTARISMO. DESSE MODO OS EXERGAMES PASSARAM A SER UMA REALIDADE PROJETADA EM UM MUNDO VIRTUAL, PRINCIPALMENTE NO QUE RETRATA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS, ONDE TUDO ESTÁ SENDO VOLTADO PARA O VIRTUAL OU “ONLINE”. PARTINDO DESTES PRESSUPOSTOS O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO AVALIAR O EFEITO AGUDO SOBRE O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E DA CONTRIBUIÇÃO METABÓLICA DOS JOGOS KINECT JUST DANCE E O KINECT SPORTS BOXING. PARA ISSO, N=7 JOVENS DO SEXO FEMININO TIVERAM O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) AVALIADO E TAMBÉM O VO2 DURANTE O EXERCÍCIO, ALÉM DE DOSAGENS DE LACTATO SANGUÍNEO QUE TAMBÉM FORAM REALIZADAS ANTES, DURANTE E APÓS A SESSÃO DE EXERGAMES, COM O INTUITO DE COMPARAR OS METABOLISMOS PREDOMINANTES EM CADA JOGO. A SESSÃO TEVE DURAÇÃO DE 30 MINUTOS. DURANTE A SESSÃO DE EXERGAMES TAMBÉM FOI REGISTRADO A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (BORG, 1982). A FIM DE COMPARAR O COMPORTAMENTO DO EPOC, DO LACTATO SANGUÍNEO E DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO FOI UTILIZADA TESTE “T” PARA AMOSTRAS PAREDADAS. A CORRELAÇÃO DE PEARSON FOI UTILIZADA A FIM DE RELACIONAR AS VARIÁVEIS ENTRE SI. TAMBÉM FOI CALCULADO OS GASTOS ENERGÉTICOS PROVINDOS DE CADA METABOLISMO ENERGÉTICO. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O KINECT SPORTS BOXING APRESENTOU UMA DEMANDA ENERGÉTICA MAIOR DO QUE O KINECT JUST DANCE. ASSIM COMO TAMBÉM MOSTROU VALORES SIGNIFICATIVAMENTE MAIORES NA FREQUÊNCIA CARDÍACA, NA DEMANDA ENERGÉTICA EM LITROS DE O2 E TAMBÉM NO CONSUMO RELATIVO DE O2. CONCLUIU-SE QUE OS EXERGAMES FORNECEM MAIORES DEMANDAS FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS EM COMPARAÇÃO AO REPOUSO, E AINDA EM COMPARAÇÃO AOS DOIS JOGOS (KINECT SPORTS BOXING E KINECT JUST DANCE), O BOXING APRESENTOU RESULTADOS MELHORES DO QUE O JUST DANCE, PORTANTO OS EFEITOS PARECEM SER DEPENDENTES DO JOGO, POIS PRINCIPALMENTE O BOXING ENVOLVE UM OPONENTE DIRETO. ACREDITAMOS QUE A COMPETIÇÃO INSTIGOU OS PARTICIPANTES A VENCER E CONSEQUENTEMENTE SE DEDICAR MAIS À ATIVIDADE, GASTANDO MAIS ENERGIA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 01 - FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO"
    "palavra_chave" => "EXERGAMES, FISIOLOGIA, EPOC, VIDEOGAME, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA101_ID37_19042021151023.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELA BEATRIZ BUGATTI"
    "autor_nome_curto" => "IZABELA BEATRIZ BUGATTI"
    "autor_email" => "izabelabugatti@usp.br"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR AS MAIS NOVAS FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA INTERATIVA COMO FORMA DE DESENVOLVER O HÁBITO DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DEIXOU DE SER UMA FICÇÃO PARA SE TORNAR UM DOS MAIORES ALIADOS NA LUTA CONTRA O SEDENTARISMO. DESSE MODO OS EXERGAMES PASSARAM A SER UMA REALIDADE PROJETADA EM UM MUNDO VIRTUAL, PRINCIPALMENTE NO QUE RETRATA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS, ONDE TUDO ESTÁ SENDO VOLTADO PARA O VIRTUAL OU “ONLINE”. PARTINDO DESTES PRESSUPOSTOS O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO AVALIAR O EFEITO AGUDO SOBRE O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E DA CONTRIBUIÇÃO METABÓLICA DOS JOGOS KINECT JUST DANCE E O KINECT SPORTS BOXING. PARA ISSO, N=7 JOVENS DO SEXO FEMININO TIVERAM O CONSUMO EXCESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) AVALIADO E TAMBÉM O VO2 DURANTE O EXERCÍCIO, ALÉM DE DOSAGENS DE LACTATO SANGUÍNEO QUE TAMBÉM FORAM REALIZADAS ANTES, DURANTE E APÓS A SESSÃO DE EXERGAMES, COM O INTUITO DE COMPARAR OS METABOLISMOS PREDOMINANTES EM CADA JOGO. A SESSÃO TEVE DURAÇÃO DE 30 MINUTOS. DURANTE A SESSÃO DE EXERGAMES TAMBÉM FOI REGISTRADO A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (BORG, 1982). A FIM DE COMPARAR O COMPORTAMENTO DO EPOC, DO LACTATO SANGUÍNEO E DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO FOI UTILIZADA TESTE “T” PARA AMOSTRAS PAREDADAS. A CORRELAÇÃO DE PEARSON FOI UTILIZADA A FIM DE RELACIONAR AS VARIÁVEIS ENTRE SI. TAMBÉM FOI CALCULADO OS GASTOS ENERGÉTICOS PROVINDOS DE CADA METABOLISMO ENERGÉTICO. POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O KINECT SPORTS BOXING APRESENTOU UMA DEMANDA ENERGÉTICA MAIOR DO QUE O KINECT JUST DANCE. ASSIM COMO TAMBÉM MOSTROU VALORES SIGNIFICATIVAMENTE MAIORES NA FREQUÊNCIA CARDÍACA, NA DEMANDA ENERGÉTICA EM LITROS DE O2 E TAMBÉM NO CONSUMO RELATIVO DE O2. CONCLUIU-SE QUE OS EXERGAMES FORNECEM MAIORES DEMANDAS FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS EM COMPARAÇÃO AO REPOUSO, E AINDA EM COMPARAÇÃO AOS DOIS JOGOS (KINECT SPORTS BOXING E KINECT JUST DANCE), O BOXING APRESENTOU RESULTADOS MELHORES DO QUE O JUST DANCE, PORTANTO OS EFEITOS PARECEM SER DEPENDENTES DO JOGO, POIS PRINCIPALMENTE O BOXING ENVOLVE UM OPONENTE DIRETO. ACREDITAMOS QUE A COMPETIÇÃO INSTIGOU OS PARTICIPANTES A VENCER E CONSEQUENTEMENTE SE DEDICAR MAIS À ATIVIDADE, GASTANDO MAIS ENERGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.