Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A DANÇA NO ÂMBITO ESCOLAR E SUA UTILIZAÇÃO PARA A CONSTATAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, , Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

AO INFERIR-SE AS DIFERENTES VIOLÊNCIAS DOMÉSTICAS CIRCUNSCRITAS EM NOSSA SOCIEDADE, CERTIFICA-SE SUA COMPREENSÃO ENQUANTO UM RETRATO SOCIAL E HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO, QUE APREENDE A VIOLÊNCIA COMO ESTRUTURAÇÃO HIERÁRQUICA PARA SOLUCIONAR HOSTILIDADES ENCONTRADAS NO CONVÍVIO HUMANO. DESTA FORMA, FOMENTA-SE A NECESSIDADE EM AVERIGUAR SITUAÇÕES EM QUE A VIOLÊNCIA É TIDA COMO FORMA DE PUNIÇÃO, FAZENDO COM QUE VENHA A SER CESSADA. ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A DANÇA COMO UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DE DIÁLOGO QUE PODE SER DISPARADOR DE DISCUSSÕES E DE RELATOS SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DO MÉTODO DE ENSAIO CIENTÍFICO PARA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA. FRENTE A UM CENÁRIO EM QUE CORRIQUEIRAMENTE AS CRIANÇAS REVELAM, POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL, AS INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS DE SUAS RESPECTIVAS REALIDADES, PODE SER PROVEITOSO UTILIZAR DE DIFERENTES MEIOS DE EXPRESSÃO, COMO A DANÇA, PARA COMPREENDER MAIS A FUNDO O QUE O CORPO TEM A MANIFESTAR COM RELAÇÃO ÀS SUAS SUBJETIVIDADES OCULTAS. NO ÂMBITO EDUCATIVO, A DANÇA É UM FORMIDÁVEL RECURSO PARA DESENVOLVER UMA LINGUAGEM DIFERENTE DA FALA E DA ESCRITA. A PARTIR DA SELEÇÃO DOS MOVIMENTOS, É CONCEBÍVEL INVESTIGAR A FORMA COMO AS CRIANÇAS IRÃO EXPLORAR SEUS PRÓPRIOS CORPOS, COMO TAMBÉM OS CORPOS DE SEUS/SUAS COLEGAS, PRESUMIVELMENTE, EVIDENCIANDO POSSÍVEIS SINAIS DE ALUNOS/AS QUE ESTEJAM MAIS CONDICIONADOS A SOFREREM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. A EDUCAÇÃO FÍSICA, ALINHADA À CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, POSSIBILITA QUE A DANÇA, ENQUANTO UMA FERRAMENTA POLISSÊMICA, AUXILIE NO PROCESSO DE DESCOBRIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS, DANDO A ESTAS, SENTIDOS PEDAGÓGICOS, NA BUSCA PELO EXERCÍCIO CRÍTICO DA CIDADANIA E, ALÉM DISSO, NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, CONCEBENDO, DESTA FORMA, O PROTAGONISMO DO DISCENTE. ASSIM, RECOMENDA-SE QUE A DISCUSSÃO SEJA APROFUNDADA NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DE FORMA COM QUE O/A PROFESSOR/A COMPREENDA A DANÇA EM SEU SENTIDO POLISSÊMICO, SUSCETÍVEL A DIFERENTES MANIFESTAÇÕES SOCIAIS, E POSSA REFLETIR SOBRE ESSA PRÁTICA CORPORAL VINCULADA AO PROCESSO EDUCACIONAL.

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