DE MARÇO DE 2.020 EM DIANTE OS SISTEMAS EDUCACIONAIS PELO BRASIL AFORA SE VIRAM OBRIGADOS A SUSPENDER AS AULAS PRESENCIAIS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, EM FUNÇÃO DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. PARA TENTAR MINORAR OS IMPACTOS DESSA MEDIDA NA VIDA ESCOLAR DE SEUS ESTUDANTES, A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE-MG) INSTITUIU O REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS (REANP). O PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET) FOI CRIADO E IMPLEMENTADO COMO UMA DAS FERRAMENTAS DO REANP PARA DAR PROSSEGUIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA SEE-MG, ENQUANTO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS FOR NECESSÁRIA. PARA O ANO LETIVO DE 2.020 FORAM DESENVOLVIDOS NOVE VOLUMES DO PET, SENDO SETE – CADA UM COM ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA QUATRO SEMANAS E REALIZAÇÃO / CONCLUSÃO PREVISTA PARA UM MÊS, O “COMEMORATIVO DOS 300 ANOS DE MINAS GERAIS” E O “AVALIATIVO”. PARA OS COMPONENTES CURRICULARES – ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO RELIGIOSO, A SEE-MG NÃO DESENVOLVEU / ENVIOU O PET 1, QUE FICOU SOB A RESPONSABILIDADE DOS RESPECTIVOS(AS) PROFESSORES(AS), NAS/DAS ESCOLAS. O ANO LETIVO DE 2.020 FOI CONCLUÍDO E A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS FOI MANTIDA, ESTENDENDO PARA 2.021. A SEE-MG PROSSEGUIU COM O REANP, SENDO QUE O PET PASSOU A SER BIMESTRAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É: DEBATER PONTOS RELACIONADOS A REALIZAÇÃO/ENTREGA, POR PARTE DE ESTUDANTES DE 6° AO 9° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE / MG, DO PET 1 – EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS DE 2.021 E 2.020. METODOLOGICAMENTE FALANDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, QUE, COM RELAÇÃO AOS FINS, É EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA E, COM RELAÇÃO AOS MEIOS, É DOCUMENTAL, DE CAMPO E ESTUDO DE CASO. FORAM ANALISADAS INFORMAÇÕES E DADOS ORIUNDOS DE UMA “PLANILHA DE ATIVIDADES REALIZADAS” E DE UM “CADERNO DE REGISTROS / ANOTAÇÕES” REFERENTES A SEIS TURMAS – UMA DE 6°, DUAS DE 7°, DUAS DE 8° E UMA DE 9° ANO. OBSERVANDO-SE OS REGISTROS DAS ATIVIDADES DO PET 1 REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DAS TURMAS PESQUISADAS, PODE-SE DIZER QUE MAIS ESTUDANTES FIZERAM E ENTREGARAM O PET 1 EM 2.021 – 26,13%, SE COMPARADO COM 2.020 – 24,12%, SITUAÇÃO QUE PODE SER ENTENDIDA COMO POSITIVA. NO ENTANTO, CONSIDERANDO QUE EM TORNO DE 75% DOS ESTUDANTES NÃO FIZERAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA DO/NO REANP, PODE-SE DIZER QUE TAL PROPOSTA NÃO FOI SATISFATÓRIA EM 2.020 E NÃO AVANÇOU SUBSTANCIALMENTE EM 2.021. VALENDO RESSALTAR, QUE EM 2.021, O PET PASSOU A SER BIMESTRAL, ISTO É, OS ESTUDANTES TIVERAM MAIS TEMPO PARA CONCLUÍRAM AS ATIVIDADES PREVISTAS. ANALISANDO OS REGISTROS DO RECEBIMENTO DAS ATIVIDADES DO PET 1 REALIZADAS PELOS ESTUDANTES EM 2.020 E 2.021, FOI PERCEBIDO QUE TAIS REALIZAÇÕES / RETORNOS FORAM ESPONTANEAMENTE MAIORES EM 2.020, CUJA REALIZAÇÃO FOI ATRAVÉS DE FORMULÁRIO DO GOOGLE DIFERENTEMENTE DO DE 2.021 FEITO EM .PDF. OUTRAS REFLEXÕES PROSSEGUEM SENDO FEITAS NA TENTATIVA DE SE ENTENDER A “MOVIMENTAÇÃO”, A REALIDADE DOS ESTUDANTES, NA EXPECTATIVA DE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO/DO REANP – SEE-MG SEJA ACESSÍVEL E EXPERIMENTADA POR TODOS.