PRÁTICA DE LUTAS E A TEORIA DO SABER LUTAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75430 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "PRÁTICA DE LUTAS E A TEORIA DO SABER LUTAR" "resumo" => "NO CENÁRIO ATUAL, A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR VEM PRESENCIANDO MUDANÇAS CURRICULARES, A FIM DE BUSCAR UMA PROPOSTA INOVADORA E EMANCIPADORA, TAL QUAL, PROMOVER AUTONOMIA E AUTOCONHECIMENTO COM O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DAS SUAS UNIDADES TEMÁTICAS. BRASIL (2017, P. 214) CONSIDERA QUE “A CADA PRÁTICA CORPORAL PROPICIA AO SUJEITO O ACESSO A UMA DIMENSÃO DE CONHECIMENTO E DE EXPERIÊNCIAS AOS QUAIS ELE NÃO TERIA DE OUTRO MODO. A VIVÊNCIA DA PRÁTICA É UMA FORMA DE GERAR UM TIPO DE CONHECIMENTO MUITO PARTICULAR E INSUBSTITUÍVEL E, PARA QUE ELA SEJA SIGNIFICATIVA, É PRECISO PROBLEMATIZAR, DESNATURALIZAR E EVIDENCIAR A MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE OS GRUPOS SOCIAIS CONFEREM ÀS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO”. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA, TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR A TEORIA DO SABER LUTAR, COM O PROPÓSITO DE APRESENTAR UMA PERSPECTIVA DIFERENTE AO LECIONAR A UNIDADE TEMÁTICA LUTAS, BEM COMO, INSTIGAR O EDUCADOR A ELABORAR VIVENCIAS PRÁTICAS AOS EDUCANDOS. O ESTUDO CARACTERIZA-SE POR SUA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, AMPARADO PELO PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO, JUSTIFICANDO SUA IMPORTÂNCIA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PRIMEIRA APARIÇÃO DA PRÁTICA DE LUTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, SE ESTENDENDO ATÉ O ENSINO MÉDIO COM A PROPOSTA DE VIVENCIAR PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS OU TEMÁTICAS QUE PARTAM DA CURIOSIDADE DO EDUCANDO. SEGUNDO GOMES ET AL. (2010) A PRÁTICA DE LUTAS É CARACTERIZA PELOS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS, SENDO, CONTATO PROPOSITAL, OPONENTE-ALVO, FUSÃO ATAQUE/DEFESA, IMPREVISIBILIDADE E REGRAS. COMPREENDE-SE QUE ENTRE AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ACIMA, A MAIS PREDOMINANTE É A IMPREVISIBILIDADE, UMA VEZ QUE, ACONTECERÁ A DEFESA E O ATAQUE A QUALQUER MOMENTO. NO ENTANTO, TERRISSE (1995) ENCONTRA NO SABER LUTAR UM EQUILÍBRIO ENTRE A IMPREVISIBILIDADE E A COOPERAÇÃO NA PRÁTICA DE LUTAS. O AUTOR PARTE DO PRESSUPOSTO QUE SABER LUTAR É REPRESENTADO PELA INTENÇÃO TÁTICA, A QUAL NECESSITA DA CONFIANÇA MÚTUA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, SEM QUE PERCA O SENTIDO DA ATIVIDADE. O AUTOR UTILIZA O EXEMPLO DE UM “PÊNDULO” AO EXPLICAR A TEORIA, VISTO QUE, A PRÁTICA DE LUTA É IMPREVISÍVEL, E A IMPREVISIBILIDADE EXCITA A OPOSIÇÃO, ENTRETANTO, QUANDO A IMPREVISIBILIDADE É POUCO ESTIMULADA, A COOPERAÇÃO TEM ÊNFASE MAIOR. AINDA QUE A IMPREVISIBILIDADE TENHA MAIOR CARACTERÍSTICA NA PRÁTICA DE LUTAS, O SABER LUTAR INSTIGA UM EQUILÍBRIO ENTRE A OPOSIÇÃO E A COOPERAÇÃO. TERRISSE (2000) TEM COMO BASE TRÊS SABERES NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SABER LUTAR, SENDO ELES: SABER DA PRÁTICA, SABER PARA A PRÁTICA E SABER ATRAVÉS DA PRÁTICA. PORTANTO, ACREDITA-SE QUE A TEORIA DO SABER LUTAR É UM CONCEITO DIDÁTICO AO RELACIONAR A PRÁTICA DE LUTAS NUM CONTEXTO COOPERATIVO, CONCLUINDO QUE SUA TEMATIZAÇÃO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O ENSINO-APRENDIZAGEM QUE IMPLICA DIRETAMENTE EM SABER DA PRÁTICA, SABER PARA A PRÁTICA E SABER ATRAVÉS DA PRÁTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PRÁTICA DE LUTAS, SABER LUTAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID39_19042021094123.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE MENESES" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "renan_meneses@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75430 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "PRÁTICA DE LUTAS E A TEORIA DO SABER LUTAR" "resumo" => "NO CENÁRIO ATUAL, A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR VEM PRESENCIANDO MUDANÇAS CURRICULARES, A FIM DE BUSCAR UMA PROPOSTA INOVADORA E EMANCIPADORA, TAL QUAL, PROMOVER AUTONOMIA E AUTOCONHECIMENTO COM O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DAS SUAS UNIDADES TEMÁTICAS. BRASIL (2017, P. 214) CONSIDERA QUE “A CADA PRÁTICA CORPORAL PROPICIA AO SUJEITO O ACESSO A UMA DIMENSÃO DE CONHECIMENTO E DE EXPERIÊNCIAS AOS QUAIS ELE NÃO TERIA DE OUTRO MODO. A VIVÊNCIA DA PRÁTICA É UMA FORMA DE GERAR UM TIPO DE CONHECIMENTO MUITO PARTICULAR E INSUBSTITUÍVEL E, PARA QUE ELA SEJA SIGNIFICATIVA, É PRECISO PROBLEMATIZAR, DESNATURALIZAR E EVIDENCIAR A MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE OS GRUPOS SOCIAIS CONFEREM ÀS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO”. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA, TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR A TEORIA DO SABER LUTAR, COM O PROPÓSITO DE APRESENTAR UMA PERSPECTIVA DIFERENTE AO LECIONAR A UNIDADE TEMÁTICA LUTAS, BEM COMO, INSTIGAR O EDUCADOR A ELABORAR VIVENCIAS PRÁTICAS AOS EDUCANDOS. O ESTUDO CARACTERIZA-SE POR SUA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, AMPARADO PELO PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO, JUSTIFICANDO SUA IMPORTÂNCIA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PRIMEIRA APARIÇÃO DA PRÁTICA DE LUTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, SE ESTENDENDO ATÉ O ENSINO MÉDIO COM A PROPOSTA DE VIVENCIAR PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS OU TEMÁTICAS QUE PARTAM DA CURIOSIDADE DO EDUCANDO. SEGUNDO GOMES ET AL. (2010) A PRÁTICA DE LUTAS É CARACTERIZA PELOS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS, SENDO, CONTATO PROPOSITAL, OPONENTE-ALVO, FUSÃO ATAQUE/DEFESA, IMPREVISIBILIDADE E REGRAS. COMPREENDE-SE QUE ENTRE AS CARACTERÍSTICAS CITADAS ACIMA, A MAIS PREDOMINANTE É A IMPREVISIBILIDADE, UMA VEZ QUE, ACONTECERÁ A DEFESA E O ATAQUE A QUALQUER MOMENTO. NO ENTANTO, TERRISSE (1995) ENCONTRA NO SABER LUTAR UM EQUILÍBRIO ENTRE A IMPREVISIBILIDADE E A COOPERAÇÃO NA PRÁTICA DE LUTAS. O AUTOR PARTE DO PRESSUPOSTO QUE SABER LUTAR É REPRESENTADO PELA INTENÇÃO TÁTICA, A QUAL NECESSITA DA CONFIANÇA MÚTUA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM, SEM QUE PERCA O SENTIDO DA ATIVIDADE. O AUTOR UTILIZA O EXEMPLO DE UM “PÊNDULO” AO EXPLICAR A TEORIA, VISTO QUE, A PRÁTICA DE LUTA É IMPREVISÍVEL, E A IMPREVISIBILIDADE EXCITA A OPOSIÇÃO, ENTRETANTO, QUANDO A IMPREVISIBILIDADE É POUCO ESTIMULADA, A COOPERAÇÃO TEM ÊNFASE MAIOR. AINDA QUE A IMPREVISIBILIDADE TENHA MAIOR CARACTERÍSTICA NA PRÁTICA DE LUTAS, O SABER LUTAR INSTIGA UM EQUILÍBRIO ENTRE A OPOSIÇÃO E A COOPERAÇÃO. TERRISSE (2000) TEM COMO BASE TRÊS SABERES NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SABER LUTAR, SENDO ELES: SABER DA PRÁTICA, SABER PARA A PRÁTICA E SABER ATRAVÉS DA PRÁTICA. PORTANTO, ACREDITA-SE QUE A TEORIA DO SABER LUTAR É UM CONCEITO DIDÁTICO AO RELACIONAR A PRÁTICA DE LUTAS NUM CONTEXTO COOPERATIVO, CONCLUINDO QUE SUA TEMATIZAÇÃO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O ENSINO-APRENDIZAGEM QUE IMPLICA DIRETAMENTE EM SABER DA PRÁTICA, SABER PARA A PRÁTICA E SABER ATRAVÉS DA PRÁTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PRÁTICA DE LUTAS, SABER LUTAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID39_19042021094123.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE MENESES" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "renan_meneses@hotmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }