AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA.