Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O CAMPO MULTIPLICATIVO: DISCUTINDO DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CAMPO MULTIPLICATIVO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, POSSIBILIDADES DIDÁTICAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo tem como objetivo favorecer uma discussão sobre os desafios que envolvem o ensino e a aprendizagem do campo multiplicativo nos anos iniciais. Embora as operações aritméticas sejam bastante enfatizadas pela escola básica, vemos que ainda há muitas lacunas para a sua aprendizagem. A ideia de ensinarmos as operações a partir de um campo conceitual foi popularizada no país a partir da publicação dos PCN – Matemática (BRASIL, 1997). O campo conceitual citado envolve as operações de multiplicação e divisão, indicando que o ensino dessas operações precisa considerar o fato de serem operações inversas e que, portanto, partilham de mesmos significados. Tomamos como referencial teórico Nunes et al (2005), Chamorro (2011), Van de Walle (2009), dentre outros. A metodologia de pesquisa evidencia aspectos quantitativos e qualitativos que se complementam para a discussão dos dados coletados a partir de um diagnóstico realizado com estudantes de 3º ao 5º ano de uma escola municipal de João Pessoa. Os resultados evidenciam as dificuldades dos alunos em relação à resolução de problemas com o campo multiplicativo, embora os significados sejam usuais e os números envolvidos sejam pequenos; indicam a não gradação no desenvolvimento dos alunos, visto que turmas mais adiantadas não garantem resultados melhores. Apontamos como possibilidades o próprio trabalho com a resolução de problemas, envolvendo diferentes significados, que precisa informar aos professores sobre os saberes dos alunos. Para tanto, é importante a valorização de estratégias pessoais de cálculo, sua discussão no coletivo da sala e a utilização de tabelas enquanto representação semiótica para o trabalho com multiplicação e divisão.

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