Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGIA HOSPITALAR, ESTUDANTES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6743
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 538
    "inscrito_id" => 5018
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Devido ao surgimento de novas demandas na sociedade, o profissional pedagogo vem tendo a oportunidade de atuar em espaços não escolares. Este artigo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de pedagogia, para a formação do pedagogo no ambiente hospitalar, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes do último período do curso de Pedagogia da UFPE, bem como com a coordenação do curso do curso a fim de apreender as concepções dos alunos e compreender as perspectivas postas à formação a partir da grade curricular atual do curso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas individuais como método de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para analisar os dados coletados. Participaram da pesquisa 15 estudantes concluintes e a coordenadora e ex-coordenadora do curso. Diante das diversas falas foi notória a ausência do conteúdo da pedagogia hospitalar e da necessidade de se ter pesquisadores que possam abordar a temática ainda dentro da graduação, para oportunizara os futuros pedagogos uma formação que contemple as diversas práticas pedagógicas e as novas demandas da sociedade.Espera-se que em algum momento surjam dentro do campo da UFPE pesquisadores interessados em ampliar a formação oferecida no curso, abordando a amplitude do campo de atuação do pedagogo, oferecendo então formação para o aluno graduando e atendendo mais essa demanda da sociedade, uma vez que, constatamos em nossa pesquisa, ainda um desconhecimento parcial das reais funções do pedagogo hospitalar por parte dos estudantes de Pedagogia e uma falta de esclarecimento e formação adequada no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGIA HOSPITALAR, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_37_15_idinscrito_5018_b510fbcee7facffbac545f21e8836823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH MAGDA SILVA FEREIRRA"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA"
    "autor_email" => "magda_pedagogia@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6743
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 538
    "inscrito_id" => 5018
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Devido ao surgimento de novas demandas na sociedade, o profissional pedagogo vem tendo a oportunidade de atuar em espaços não escolares. Este artigo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de pedagogia, para a formação do pedagogo no ambiente hospitalar, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes do último período do curso de Pedagogia da UFPE, bem como com a coordenação do curso do curso a fim de apreender as concepções dos alunos e compreender as perspectivas postas à formação a partir da grade curricular atual do curso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas individuais como método de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para analisar os dados coletados. Participaram da pesquisa 15 estudantes concluintes e a coordenadora e ex-coordenadora do curso. Diante das diversas falas foi notória a ausência do conteúdo da pedagogia hospitalar e da necessidade de se ter pesquisadores que possam abordar a temática ainda dentro da graduação, para oportunizara os futuros pedagogos uma formação que contemple as diversas práticas pedagógicas e as novas demandas da sociedade.Espera-se que em algum momento surjam dentro do campo da UFPE pesquisadores interessados em ampliar a formação oferecida no curso, abordando a amplitude do campo de atuação do pedagogo, oferecendo então formação para o aluno graduando e atendendo mais essa demanda da sociedade, uma vez que, constatamos em nossa pesquisa, ainda um desconhecimento parcial das reais funções do pedagogo hospitalar por parte dos estudantes de Pedagogia e uma falta de esclarecimento e formação adequada no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGIA HOSPITALAR, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_37_15_idinscrito_5018_b510fbcee7facffbac545f21e8836823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH MAGDA SILVA FEREIRRA"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA"
    "autor_email" => "magda_pedagogia@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Devido ao surgimento de novas demandas na sociedade, o profissional pedagogo vem tendo a oportunidade de atuar em espaços não escolares. Este artigo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de pedagogia, para a formação do pedagogo no ambiente hospitalar, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes do último período do curso de Pedagogia da UFPE, bem como com a coordenação do curso do curso a fim de apreender as concepções dos alunos e compreender as perspectivas postas à formação a partir da grade curricular atual do curso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas individuais como método de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para analisar os dados coletados. Participaram da pesquisa 15 estudantes concluintes e a coordenadora e ex-coordenadora do curso. Diante das diversas falas foi notória a ausência do conteúdo da pedagogia hospitalar e da necessidade de se ter pesquisadores que possam abordar a temática ainda dentro da graduação, para oportunizara os futuros pedagogos uma formação que contemple as diversas práticas pedagógicas e as novas demandas da sociedade.Espera-se que em algum momento surjam dentro do campo da UFPE pesquisadores interessados em ampliar a formação oferecida no curso, abordando a amplitude do campo de atuação do pedagogo, oferecendo então formação para o aluno graduando e atendendo mais essa demanda da sociedade, uma vez que, constatamos em nossa pesquisa, ainda um desconhecimento parcial das reais funções do pedagogo hospitalar por parte dos estudantes de Pedagogia e uma falta de esclarecimento e formação adequada no curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.