A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6743 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 5018 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Devido ao surgimento de novas demandas na sociedade, o profissional pedagogo vem tendo a oportunidade de atuar em espaços não escolares. Este artigo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de pedagogia, para a formação do pedagogo no ambiente hospitalar, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes do último período do curso de Pedagogia da UFPE, bem como com a coordenação do curso do curso a fim de apreender as concepções dos alunos e compreender as perspectivas postas à formação a partir da grade curricular atual do curso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas individuais como método de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para analisar os dados coletados. Participaram da pesquisa 15 estudantes concluintes e a coordenadora e ex-coordenadora do curso. Diante das diversas falas foi notória a ausência do conteúdo da pedagogia hospitalar e da necessidade de se ter pesquisadores que possam abordar a temática ainda dentro da graduação, para oportunizara os futuros pedagogos uma formação que contemple as diversas práticas pedagógicas e as novas demandas da sociedade.Espera-se que em algum momento surjam dentro do campo da UFPE pesquisadores interessados em ampliar a formação oferecida no curso, abordando a amplitude do campo de atuação do pedagogo, oferecendo então formação para o aluno graduando e atendendo mais essa demanda da sociedade, uma vez que, constatamos em nossa pesquisa, ainda um desconhecimento parcial das reais funções do pedagogo hospitalar por parte dos estudantes de Pedagogia e uma falta de esclarecimento e formação adequada no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGIA HOSPITALAR, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_37_15_idinscrito_5018_b510fbcee7facffbac545f21e8836823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH MAGDA SILVA FEREIRRA" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magda_pedagogia@yahoo.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6743 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 5018 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Devido ao surgimento de novas demandas na sociedade, o profissional pedagogo vem tendo a oportunidade de atuar em espaços não escolares. Este artigo teve como objetivo analisar a formação oferecida no curso de pedagogia, para a formação do pedagogo no ambiente hospitalar, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os estudantes do último período do curso de Pedagogia da UFPE, bem como com a coordenação do curso do curso a fim de apreender as concepções dos alunos e compreender as perspectivas postas à formação a partir da grade curricular atual do curso. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas individuais como método de coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) para analisar os dados coletados. Participaram da pesquisa 15 estudantes concluintes e a coordenadora e ex-coordenadora do curso. Diante das diversas falas foi notória a ausência do conteúdo da pedagogia hospitalar e da necessidade de se ter pesquisadores que possam abordar a temática ainda dentro da graduação, para oportunizara os futuros pedagogos uma formação que contemple as diversas práticas pedagógicas e as novas demandas da sociedade.Espera-se que em algum momento surjam dentro do campo da UFPE pesquisadores interessados em ampliar a formação oferecida no curso, abordando a amplitude do campo de atuação do pedagogo, oferecendo então formação para o aluno graduando e atendendo mais essa demanda da sociedade, uma vez que, constatamos em nossa pesquisa, ainda um desconhecimento parcial das reais funções do pedagogo hospitalar por parte dos estudantes de Pedagogia e uma falta de esclarecimento e formação adequada no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGIA HOSPITALAR, ESTUDANTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_37_15_idinscrito_5018_b510fbcee7facffbac545f21e8836823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH MAGDA SILVA FEREIRRA" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magda_pedagogia@yahoo.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }