PROGRAMAS DE APOIO AOS ALUNO DO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO IF – SERTÃO, CAMPUS PETROLINA, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7853 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 33027 "titulo" => "PROGRAMAS DE APOIO AOS ALUNO DO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO IF – SERTÃO, CAMPUS PETROLINA, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO" "resumo" => "RESUMONos últimos anos, percebe-se um avanço bastante significativo nos programas de apoio ao aluno do Ensino Superior, pois o governo já disponibiliza verbas para custear a permanência do aluno na instituição, algumas das medidas identificadas são as bolsas auxílios tais como alimentação, creche e transporte. De acordo com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), 65% dos universitários precisam de algum tipo de ajuda para se manter na universidade. Hoje, apenas 13% dos estudantes são atendidos. Por isso, o objetivo é pesquisar sobre os auxílios, compreender como estes programas estudantis estimula a permanência do aluno na Universidade. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Petrolina, com os alunos do curso de Licenciatura em Computação. Os alunos na maioria são de classe social baixa, que residem em bairros adjacentes à instituição e oriundos de cidades vizinhas onde saem de casa muito cedo e consequentemente refletem na aprendizagem. Foram realizadas observações, entrevistas com funcionários e aplicação de questionários para alunos. Atualmente o instituto disponibiliza apenas cinco auxilio, são eles: transporte, moradia, alimentação, creche e material didático. No entanto nem todos os universitários de baixa renda recebem, pois a procura é maior que a demanda. A seleção é baseada em pontuações e critérios feitos pela própria instituição e em seguida são feito cálculos para ter o resultado. Todos os alunos podem fazer, desde que se encaixe nos critérios. Sendo o critério principal a renda familiar de até R$ 1086 por pessoa. De acordo com o setor de Psicologia nesse ano foram feitas 474 inscrições para auxilio transporte e 563 para os outros cursos. O IF Sertão – Campus Petrolina disponibiliza merenda escolar, pois seria apenas para os alunos do Ensino Médio, mas a direção conseguiu fazer com que essa alimentação esteja disponível também para os alunos no Nível Superior, 76% dos alunos investigados reconhecem a importância da merenda escolar fornecida pela instituição e consideram que sua ausência proporcionaria um déficit na aprendizagem. Conclui-se que esses auxílios ajudam o discente na permanência do curso e consequentemente permite uma melhor dedicação aos estudos, já que 89,8% não trabalham, precisando do auxílio dos pais e da própria instituição para a permanência, porém a quantidade de vagas seja do corpo técnico que faz a seleção ou dos auxílios fornecidos ainda são insuficientes, pois não basta fornecer o auxílio, tem que acompanhar e orientar os acolhidos socialmente. Palavras-chave: auxílio, permanência, aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AUXÍLIO, PERMANÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_09_44_45_idinscrito_33027_82a4df6422bd70e7f8ac8122c1ba9ae2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULILMA DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "JULILMA REIS" "autor_email" => "julyreis15a@hotmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO- PE CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7853 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 33027 "titulo" => "PROGRAMAS DE APOIO AOS ALUNO DO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO IF – SERTÃO, CAMPUS PETROLINA, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO" "resumo" => "RESUMONos últimos anos, percebe-se um avanço bastante significativo nos programas de apoio ao aluno do Ensino Superior, pois o governo já disponibiliza verbas para custear a permanência do aluno na instituição, algumas das medidas identificadas são as bolsas auxílios tais como alimentação, creche e transporte. De acordo com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), 65% dos universitários precisam de algum tipo de ajuda para se manter na universidade. Hoje, apenas 13% dos estudantes são atendidos. Por isso, o objetivo é pesquisar sobre os auxílios, compreender como estes programas estudantis estimula a permanência do aluno na Universidade. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Petrolina, com os alunos do curso de Licenciatura em Computação. Os alunos na maioria são de classe social baixa, que residem em bairros adjacentes à instituição e oriundos de cidades vizinhas onde saem de casa muito cedo e consequentemente refletem na aprendizagem. Foram realizadas observações, entrevistas com funcionários e aplicação de questionários para alunos. Atualmente o instituto disponibiliza apenas cinco auxilio, são eles: transporte, moradia, alimentação, creche e material didático. No entanto nem todos os universitários de baixa renda recebem, pois a procura é maior que a demanda. A seleção é baseada em pontuações e critérios feitos pela própria instituição e em seguida são feito cálculos para ter o resultado. Todos os alunos podem fazer, desde que se encaixe nos critérios. Sendo o critério principal a renda familiar de até R$ 1086 por pessoa. De acordo com o setor de Psicologia nesse ano foram feitas 474 inscrições para auxilio transporte e 563 para os outros cursos. O IF Sertão – Campus Petrolina disponibiliza merenda escolar, pois seria apenas para os alunos do Ensino Médio, mas a direção conseguiu fazer com que essa alimentação esteja disponível também para os alunos no Nível Superior, 76% dos alunos investigados reconhecem a importância da merenda escolar fornecida pela instituição e consideram que sua ausência proporcionaria um déficit na aprendizagem. Conclui-se que esses auxílios ajudam o discente na permanência do curso e consequentemente permite uma melhor dedicação aos estudos, já que 89,8% não trabalham, precisando do auxílio dos pais e da própria instituição para a permanência, porém a quantidade de vagas seja do corpo técnico que faz a seleção ou dos auxílios fornecidos ainda são insuficientes, pois não basta fornecer o auxílio, tem que acompanhar e orientar os acolhidos socialmente. Palavras-chave: auxílio, permanência, aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AUXÍLIO, PERMANÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_09_44_45_idinscrito_33027_82a4df6422bd70e7f8ac8122c1ba9ae2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULILMA DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "JULILMA REIS" "autor_email" => "julyreis15a@hotmail.com" "autor_ies" => "IF SERTÃO- PE CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }