Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONQUISTA DA INTERDISCIPLINARIDADE PELO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE PESQUISA. Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6664
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 3498
    "titulo" => "A CONQUISTA DA INTERDISCIPLINARIDADE PELO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA"
    "resumo" => "A falta de um trabalho interdisciplinar dos professores e o uso de métodos tradicionais de ensino, numa visão fragmentada, disjunta do conhecimento dificulta a verdadeira aprendizagem do aluno, inibindo o desenvolvimento da inteligência, dificultando a resolução de problemas, de estabelecer conexões entre os fatos e conceitos e de pensar o que está sendo estudado, isso acaba dificultando a construção e a reconstrução dos conhecimentos dos alunos do ensino profissional integrado ao ensino médio em Administração e Construção civil no IFES Campus Colatina. Esta pesquisa tem o objetivo de Estruturar um Projeto Metodológico de ensino baseado em Projetos de Pesquisa visando uma aprendizagem interdisciplinar nos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. O marco teórico aborda a interdisciplinaridade e os métodos de ensino no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada nesta pesquisa utiliza os procedimentos técnicos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, as ferramentas a serem utilizadas é o levantamento documental, questionário, entrevista, grupo focal e seminário. O foco central desta investigação é a conquista da interdisciplinaridade através de projetos de pesquisa no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. Como processo de ensino-aprendizagem os alunos desenvolverão projetos de pesquisa utilizando-se de temas geradores ligados à cultura corporal dentro da disciplina de Educação Física de forma interdisciplinar e ao final defenderão publicamente seus projetos diante de bancas avaliadoras. Como resultado, espera-se aumentar a competência acadêmica do processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina. Pretende-se concluir esta pesquisa aplicando a metodologia apresentada neste resumo, na disciplina de Educação Física 2014/2, com o intuito estimular o interesse pelo trabalho interdisciplinar, coletivo, cooperativo e pela pesquisa nos alunos do curso técnico profissional integrado ao ensino médio de Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_07_2014_15_50_50_idinscrito_3498_3cc61b1821223373d82e71cc07f2ab87.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ FABRIS"
    "autor_nome_curto" => "FABRIS"
    "autor_email" => "zlfabris@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6664
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 138
    "inscrito_id" => 3498
    "titulo" => "A CONQUISTA DA INTERDISCIPLINARIDADE PELO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA"
    "resumo" => "A falta de um trabalho interdisciplinar dos professores e o uso de métodos tradicionais de ensino, numa visão fragmentada, disjunta do conhecimento dificulta a verdadeira aprendizagem do aluno, inibindo o desenvolvimento da inteligência, dificultando a resolução de problemas, de estabelecer conexões entre os fatos e conceitos e de pensar o que está sendo estudado, isso acaba dificultando a construção e a reconstrução dos conhecimentos dos alunos do ensino profissional integrado ao ensino médio em Administração e Construção civil no IFES Campus Colatina. Esta pesquisa tem o objetivo de Estruturar um Projeto Metodológico de ensino baseado em Projetos de Pesquisa visando uma aprendizagem interdisciplinar nos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. O marco teórico aborda a interdisciplinaridade e os métodos de ensino no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada nesta pesquisa utiliza os procedimentos técnicos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, as ferramentas a serem utilizadas é o levantamento documental, questionário, entrevista, grupo focal e seminário. O foco central desta investigação é a conquista da interdisciplinaridade através de projetos de pesquisa no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. Como processo de ensino-aprendizagem os alunos desenvolverão projetos de pesquisa utilizando-se de temas geradores ligados à cultura corporal dentro da disciplina de Educação Física de forma interdisciplinar e ao final defenderão publicamente seus projetos diante de bancas avaliadoras. Como resultado, espera-se aumentar a competência acadêmica do processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina. Pretende-se concluir esta pesquisa aplicando a metodologia apresentada neste resumo, na disciplina de Educação Física 2014/2, com o intuito estimular o interesse pelo trabalho interdisciplinar, coletivo, cooperativo e pela pesquisa nos alunos do curso técnico profissional integrado ao ensino médio de Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_07_2014_15_50_50_idinscrito_3498_3cc61b1821223373d82e71cc07f2ab87.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ FABRIS"
    "autor_nome_curto" => "FABRIS"
    "autor_email" => "zlfabris@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A falta de um trabalho interdisciplinar dos professores e o uso de métodos tradicionais de ensino, numa visão fragmentada, disjunta do conhecimento dificulta a verdadeira aprendizagem do aluno, inibindo o desenvolvimento da inteligência, dificultando a resolução de problemas, de estabelecer conexões entre os fatos e conceitos e de pensar o que está sendo estudado, isso acaba dificultando a construção e a reconstrução dos conhecimentos dos alunos do ensino profissional integrado ao ensino médio em Administração e Construção civil no IFES Campus Colatina. Esta pesquisa tem o objetivo de Estruturar um Projeto Metodológico de ensino baseado em Projetos de Pesquisa visando uma aprendizagem interdisciplinar nos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. O marco teórico aborda a interdisciplinaridade e os métodos de ensino no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada nesta pesquisa utiliza os procedimentos técnicos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados, as ferramentas a serem utilizadas é o levantamento documental, questionário, entrevista, grupo focal e seminário. O foco central desta investigação é a conquista da interdisciplinaridade através de projetos de pesquisa no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao ensino médio no IFES – Campus Colatina. Como processo de ensino-aprendizagem os alunos desenvolverão projetos de pesquisa utilizando-se de temas geradores ligados à cultura corporal dentro da disciplina de Educação Física de forma interdisciplinar e ao final defenderão publicamente seus projetos diante de bancas avaliadoras. Como resultado, espera-se aumentar a competência acadêmica do processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina. Pretende-se concluir esta pesquisa aplicando a metodologia apresentada neste resumo, na disciplina de Educação Física 2014/2, com o intuito estimular o interesse pelo trabalho interdisciplinar, coletivo, cooperativo e pela pesquisa nos alunos do curso técnico profissional integrado ao ensino médio de Administração e Construção civil do IFES Campus Colatina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.