NO PRESENTE TEXTO BUSCAMOS RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UM MINICURSO REALIZADO EM NO XIX SEMANA DE GEOGRAFIA (SEMAGEO) EVENTO REALIZADO PELO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO QUE TRAZ A GEOGRAFIA DA DIVERSIDADE COMO TEMÁTICA PRINCIPAL BUSCANDO TRAZER CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS SOBRE ASSUNTOS QUE VÊM CADA VEZ MAIS SENDO DISCUTIDOS NA ATUALIDADE, SENDO ESSES, GÊNERO, SEXUALIDADE E QUESTÕES ÉTNICA-RACIAL. O MINICURSO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ENTENDER A CONTEXTUALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA DA DIVERSIDADE, BUSCANDO IDENTIFICAR SUAS DIVERSAS ABORDAGENS E COMPREENDER SUA PRESENÇA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, DENTRO DAS ESCOLAS. COMO METODOLOGIA FOI DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS, SENDO UM TEÓRICO, COM DISCUSSÕES TRAZIDAS DE ACORDO COM REFERENCIAIS TEÓRICOS E OUTRO COM PRÁTICAS, ONDE FOI REALIZADO DINÂMICAS PARA MELHOR ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS EM QUESTÃO. PARA FINALIZAR O MINICURSO FOI REALIZADA UMA RODA DE AUTO AVALIAÇÃO, PARA PODER DISCUTIR COMO DEVE-SE AGIR COM RELAÇÃO A ESSES TEMAS. ENTÃO ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES REALIZADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ UMA GRANDE RESISTÊNCIA POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR EM RELAÇÃO A TRATAR TEMAS COMO ESSES DENTRO DAS ESCOLAS, E UMA GRANDE FALTA DE PREPARAÇÃO PARA OS PROFESSORES, VISTO QUE DOS PARTICIPANTES APENAS UMA PROFESSORA TINHA CONHECIMENTO SOBRE UM DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS.