O PRESENTE RELATO É PARTE DA PESQUISA TEÓRICO-PRÁTICA ANCORADA NOS CONCEITOS DA ARTE EM LUGARES
ESPECÍFICOS, SITESPECIFIC ART, DESENVOLVIDOS POR MIWON KWON. INSERIDOS NO CONTEXTO DE ARTE E
TECNOLOGIA EM QUE O ESPAÇO, LOCAL, PASSA PARA UMA DINÂMICA EM NOVAS DIMENSÕES-TEMPORAIS E
DISCURSIVAS NA REALIDADE VIRTUAL SEGUNDO SUZETE VENTURELLI. USOU-SE O ACASO E A CARTOGRAFIA COMO
MÉTODO. O RESULTADO DO TRABALHO REVELA COMO A ESPECIFICIDADE DE UM LUGAR É AGENTE PROPULSOR DE
REFLEXÕES E TRANSFORMAÇÕES EM QUE, POR MEIO DE VIDEOPERFORMANCE ARTE, SE ELABORA CAMADAS DO
RACISMO ESTRUTURAL. REALIZADO NA CIDADE DE SÃO PAULO, EM FRENTE AO RESTAURANTE “SENZALA”, LOCAL
EM QUE DURANTE ANOS FOI PALCO DA VIDA CORRIQUEIRA DAS ARTISTAS, TRINTA ANOS DEPOIS, SUBITAMENTE
APÓS UMA TEMPORADA FORA DA CIDADE, POR ACASO, AO OLHAR PARA ESSE LUGAR, NASCE UMA INDIGNAÇÃO,
NÃO SÓ PELA EXISTÊNCIA DO RESTAURANTE EM SI, MAS, PELO FATO DE QUE DURANTE TANTO TEMPO ESTE NOME
E TODA A SUA CONOTAÇÃO RACISTA HAVIA PASSADO EM DESAPERCEBIMENTO PARA AMBAS AMIGAS E ARTISTAS,
A BRANCA E A NEGRA. NÃO SE TRATA DE ATIVISMO, MAS, DE ENTENDIMENTO DO RACISMO ESTRUTURAL
REVELADO EM MAIS UMA DE SUAS CAMADAS. EM UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, O
VIDEOPERFORMANCE É MEIO DE AUTOPERCEPÇÃO, É VIVÊNCIA TRANSFORMADORA, COMO SUGERE DJAMILA
RIBEIRO.