RETOMANDO ALGUNS CONCEITOS DOS ESTUDOS DE GÊNERO, COM ENFOQUE NOS ESTUDOS FEMINISTAS E NOS ESTUDOS QUEER, ESTE TRABALHO PRETENDE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DESSE CAMPO DO CONHECIMENTO COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO NO CONTEXTO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) E O INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). PRIMEIRAMENTE, É IMPORTANTE DESTACAR O DUPLO PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO COMO UM TODO. SE, POR UM LADO, AO LONGO DO TEMPO, DESEMPENHARAM PAPEL FUNDAMENTAL NOS PROCESSOS SOCIAIS CLASSIFICATÓRIOS E HIERARQUIZANTES, HOJE POSSUEM O DEVER E O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR E MODIFICAR SUAS PRÁTICAS. ASSIM, APOIANDO-SE NOS CONCEITOS DE GÊNERO, SEXUALIDADE, HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA, HETERONORMATIVIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, SÃO APRESENTADAS AS POLÍTICAS DE GÊNERO DESENVOLVIDAS NAS DUAS INSTITUIÇÕES ESTUDADAS. A PARTIR DISSO, É POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS TEORIAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DE GÊNERO TIVERAM, E CONTINUAM TENDO, AO POSSIBILITAR A ABERTURA DE ESPAÇO, PRINCIPALMENTE, NO ÂMBITO EDUCACIONAL, PARA NOVAS PERSPECTIVAS DE SE PENSAR AS RELAÇÕES SOCIAIS, O GÊNERO E A SEXUALIDADE. É POSSÍVEL PERCEBER, AINDA, QUE AMBAS AS INSTITUIÇÕES, POR MEIO DE SUAS POLÍTICAS DE GÊNERO, OBJETIVAM CONSTRUIR UMA PRÁTICA NÃO SEXISTA, MAIS IGUALITÁRIA E DEMOCRÁTICA.