AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) EXPANDIRAM EM GRANDE MEDIDA AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, DISSEMINAÇÃO E CONSUMO DE BENS CULTURAIS E EDUCATIVOS, APONTANDO PARA A DESCENTRALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. COM A PANDEMIA DE COVID-19 NO ANO DE 2020 NO BRASIL, A UTILIZAÇÃO DESSES ESPAÇOS SE TORNOU O ÚNICO RECURSO NÃO SÓ PARA ENTRETENIMENTO, MAS COMO PLATAFORMAS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÕES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. NESSE SENTIDO, O NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (NUGEDIS) DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS, PROMOVEU ATIVIDADES FORMATIVAS UTILIZANDO DISTINTAS PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO GOOGLE MEET, YOUTUBE, FACEBOOK E INSTAGRAM. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ATINGEM O PÚBLICO-ALVO, ESPECIALMENTE OS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO, BEM COMO SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES. PARA TAL, A METODOLOGIA A SER UTILIZADA SERÁ DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA E ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, A PARTIR DE DADOS PRIMÁRIOS COLETADOS DAS DIFERENTES PLATAFORMAS DIGITAIS E DADOS SECUNDÁRIOS DISPONÍVEIS EM BASES DE DADOS E BIBLIOTECAS.