A PROPOSTA CONSISTE EM FAZER UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL REFERENTE AO TEMA DIVERSIDADE SEXUAL. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES NA GRANDE ÁREA DA EDUCAÇÃO, NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, NO PERÍODO DE 2015 A 2019, ACESSADAS NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO PORTAL DA CAPES. O LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS, A CATEGORIZAÇÃO E A ANÁLISE DOS DADOS CONSTITUEM ETAPAS DO PROJETO “(RE)PENSANDO QUESTÕES SOBRE DESIGUALDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL”, QUE CONTABILIZOU 141 PUBLICAÇÕES COM DIVERSIDADE NO TÍTULO. PARA O RECORTE DESSE ESTUDO NA CATEGORIA DA DIVERSIDADE SEXUAL, O UNIVERSO FOI DE 29 TRABALHOS: 23 DISSERTAÇÕES E TRÊS TESES. O PRESSUPOSTO DA ANALÍTICA CRÍTICA TRANSVERSALIZOU A INVESTIGAÇÃO, CONFIGURANDO A PESQUISA NO CAMPO DOS ESTUDOS CRÍTICOS. A ANÁLISE FOCA OS TIPOS DE PESQUISAS REALIZADAS, OS OBJETIVOS E AS CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL. EM SENDO ASSIM, OBSERVAMOS QUE AS INVESTIGAÇÕES ESTÃO SUBSIDIADAS EM NARRATIVAS, ANÁLISES DOCUMENTAIS E DISCURSIVAS QUE RETRATARAM PERCEPÇÕES, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS, SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. OUTRO PONTO IMPORTANTE ESTÁ NO FATO DE QUE, ALÉM DA DIVERSIDADE SEXUAL, AS PUBLICAÇÕES ANALISADAS ABORDAM OUTRAS CATEGORIAS DE ANÁLISE E MARCADORES INTERSECCIONAIS. OU SEJA, NA NOSSA ANÁLISE DO RECORTE DA DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONSIDERAR QUE AS INTERSECÇÕES MAIS PREPONDERANTES SÃO: GÊNERO, RAÇA/ETNIA, ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDADE/GERAÇÃO E CREDO.