ESSE TRABALHO ARTICULA AS CATEGORIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA, ENTENDENDO ESSES ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ENQUANTO ESPAÇOS POLÍTICOS IMPORTANTES QUE HISTORICAMENTE ESTIVERAM À DISPOSIÇÃO DO SABER HEGEMÔNICO, MAIS QUE HOJE, TÊM SIDO QUESTIONADOS PELOS SABERES OUTROS, COMO OS DOS SUJEITOS LGBTI+ QUE ESTIVERAM EXCLUÍDOS OU SILENCIADOS NESSES ESPAÇOS. ASSIM, TEMOS COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PARTIR DOS/AS ESTUDANTES EM EXERCÍCIO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE/CAA AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO ÀS LGBTIFOBIAS NA ESCOLA. NESSE SENTIDO, A PESQUISA REFLETE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA QUE TENHA A FORÇA POLÍTICA E EDUCATIVA CRÍTICA DE ENFRENTAR AS LGBTIFOBIAS EXISTENTES NA ESCOLA, DENTRO DAS POSSIBILIDADES QUE CABEM AOS/AS PROFESSORES/AS. ENQUANTO METODOLOGIA, UTILIZAMOS A ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. A PESQUISA, SEGUNDO OS OBJETIVOS, É DO TIPO EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA E, ENQUANTO MÉTODO, UTILIZAMOS O MÉTODO DO CASO ALARGADO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS (1983). PARA A ANÁLISE DOS DADOS, DISPOMOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS RESULTADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE MESMO COM ALGUNS LIMITES, O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE/CAA TEM CONTRIBUÍDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS QUE TÊM O CONHECIMENTO CRÍTICO DE ABORDAR AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA ESCOLA E ENFRENTAR TAMBÉM AS LGBTIFOBIAS QUE DIARIAMENTE ASSOLAM ESTUDANTES LGBTI+.