ESTA PESQUISA SE INSERE DENTRO DO CAMPO DE ANÁLISE DOS NOVOS GÊNEROS QUE SURGEM A PARTIR DAS REDES SOCIAIS. A REDE SOCIAL FACEBOOK, UMA DAS MAIS UTILIZADAS NO MUNDO, É UTILIZADA COM NOTORIEDADE PARA A EXIBIÇÃO DE MEMES QUE RETRATAM SITUAÇÕES COTIDIANAS, ATUALIZADAS E DE MANEIRA BEM HUMORADA. DIANTE DISSO, OBSERVA-SE A RECORRÊNCIA DE MEMES RELACIONADOS AOS FATOS POLÍTICOS E POLÊMICOS OCORRIDOS NO BRASIL, ENTRE 2019 E 2020, ENVOLVENDO A FIGURA DO ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JAIR MESSIAS BOLSONARO. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO BUSCA IDENTIFICAR QUAL É A IMAGEM ATRIBUÍDA A JAIR MESSIAS BOLSONARO ATRAVÉS DA INTERTEXTUALIDADE EM MEMES DE FILMES DIVULGADOS NO FACEBOOK. A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BAKHTIN (1992), KOCH (2004), MARCUSCHI (2003), BRONCKART (1999), DAWKINS (2007), ANTUNES (2006), KOCH (2009), KOCH & ELIAS (2018), SOARES (1998), PASSARELLI (2012) E COSTA VAL (1991), ANALISAMOS UM CORPUS COMPOSTO POR TRÊS MEMES E TRÊS FILMES. DESSA FORMA, CONSTATOU-SE QUE A INTERTEXTUALIDADE SE FEZ PRESENTE DE FORMA EXPLÍCITA, CLARA E OBJETIVA EM TODOS OS MEMES DE FILMES QUE FORAM RETIRADOS DO FACEBOOK, VISTO QUE A ANÁLISE MOSTROU QUE OS MEMES SÃO POR NATUREZA INTERTEXTUAIS, CONSTRUÍDOS EM RESPOSTA/DIÁLOGO A OUTRO TEXTO QUE O PRECEDE. ALÉM DISSO, CONCLUI-SE QUE O SUJEITO É CONSTITUÍDO POR SUAS AÇÕES, ATITUDES E INTERAÇÕES COM O OUTRO E, NESSE CONTEXTO, O SUJEITO TAMBÉM É CONSTITUÍDO PELO MUNDO VIRTUAL EM QUE ESTÁ INSERIDO.