ESTE TEXTO É RESULTADO PARCIAL DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR ESTRATÉGIAS DO PODER DISCIPLINAR PRESENTES NO COTIDIANO E VIDA ESCOLAR, UTILIZANDO A TÉCNICA DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, EXPLOROU AS VIVÊNCIAS APRESENTADAS PELOS PESQUISADORES, DURANTE SEUS PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO O CONTROLE DOS CORPOS PELO RACISMO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, PAUTAMO-NOS EM MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR OS CONCEITOS DE PODER DISCIPLINAR, DISCURSO E REPRESSÃO. NOS RESULTADOS, TANTO QUESTÕES LIGADAS À REPRESSÃO SOFRIDOS POR CORPOS QUE DIFEREM NA HETEROCISNORMATIVIDADE REGIDA PELA BRANQUITUDE, QUANTO BENEFÍCIOS DOS CORPOS QUE NELA SE ENQUADRAM E QUE JÁ INTERNALIZARAM O DISCURSO REPRESSIVO SÃO POSTOS EM QUESTÃO PARA PENSAR OS PROCESSOS ESCOLARES.