O PRESENTE MANUSCRITO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA ACERCA DE SABERES POPULARES E TRADICIONAIS. FORAM SUJEITOS DESTA PESQUISA NOVE LICENCIANDOS EM QUÍMICA, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA DA UTFPR-CM, DIVIDIDOS EM QUATRO AGRUPAMENTOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS EM UMA DINÂMICA FORMATIVA EM QUE OS ESTUDANTES BUSCARAM IDENTIFICAR SABERES POPULARES E TRADICIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR, POR MEIO DE UM DIÁLOGO NÃO ESTRUTURADO, COM O INTUITO DE IDENTIFICAR INTERSECÇÕES ENTRE TAIS SABERES COM AS DIVERSIDADES E AS CIÊNCIAS. CADA GRUPO ENTREVISTOU UMA PESSOA POR CONVENIÊNCIA, SINTETIZANDO O DIÁLOGO EM UM RELATÓRIO ENTREGUE AO DOCENTE RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA. TAIS RELATÓRIOS FORAM ANALISADOS SOB A ÓPTICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS EM TRÊS EIXOS ANALÍTICOS: A) SABERES POPULARES E TRADICIONAIS NA DISCUSSÃO DAS CIÊNCIAS – TEMÁTICAS POSSÍVEIS; B) FEMINILIDADES QUE GUARDAM SABERES, EM QUE SE EVIDENCIA A RE-MEMORAÇÃO E RE-CONTAÇÃO DOS SABERES POPULARES E TRADICIONAIS POR MULHERES; E C) INSPIRAÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCADORES EM CIÊNCIAS. ESPERA-SE QUE A PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA PENSAR OS ENSINOS DE CIÊNCIAS E AS SENSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.