CASSAL, Luan Carpes Barros. . E-BOOK X CINABEH - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75102>. Acesso em: 07/11/2024 19:30
EM 2018, O GOVERNO DO REINO UNIDO, LIDERADO PELO CONSERVATIVE AND UNIONIST PARTY (OU TORIES), LANÇOU UM NOVO LGBT ACTION PLAN, PROPONDO AÇÕES EM DIFERENTES CAMPOS, BASEADAS EM UMA PESQUISA DE LARGA ESCALA SOBRE A EXPERIÊNCIA DA POPULAÇÃO LGBT NO PAÍS. ENTRE OS TEMAS, EDUCAÇÃO GANHA ESPAÇO, EM FUNÇÃO DE RECORRENTES EXPERIÊNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, ASSIM COMO UMA LACUNA DE ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE ADOLESCENTES E JOVENS LGBT E, EM ESPECIAL, TRANS. CONSIDERANDO A DIMENSÃO POSITIVA DOS DISCURSOS, ENTENDEMOS QUE TANTO A REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ADOLESCENTES E JOVENS LGBT QUANTO AS AÇÕES PROPOSTAS PARA ESSES GRUPOS PRODUZEM E REGULAM MODOS DE EXISTÊNCIA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE INSPIRAÇÃO FOUCAULTIANA SOBRE ESSE DOCUMENTO, FOCANDO NOS MODOS DE PRODUZIR E REGULAR ADOLESCÊNCIAS E JUVENTUDES LGBT. OS PRINCIPAIS TEMAS ENCONTRADOS FORAM: A CONSTRUÇÃO DESSES SUJEITOS COMO VÍTIMAS; ATUALIZAÇÃO DE GUIAS E ORIENTAÇÕES DO GOVERNO PARA ESCOLAS (EM DETRIMENTO DE SOLUÇÕES LOCAIS); A INDIVIDUALIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO ENQUANTO BULLYING; E UMA IDEIA DE ESCOLARIZAÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS PARA UMA CIDADANIA IDEALIZADA. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE POLÍTICAS PÚBLICAS OPERAM EM UM PROCESSO QUE PROPÕEM O RECONHECIMENTO DE IDENTIDADES LGBT NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, MAS DENTRO DE UM CERTO QUADRO, E EM DIREÇÃO A UM DETERMINADO IDEAL.