A RESERVA DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR PARA NEGROS/AS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRJ- CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) FOI GARANTIDA PELA LEI FEDERAL N° 12.711/2012. CONTUDO, A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR AINDA NÃO OCORRE, POIS HÁ GRANDE EVASÃO DOS ALUNOS/AS NEGROS/AS. DEVE SER CONSIDERADO TAMBÉM QUE CURSOS DE LICENCIATURA POSSUEM ALTA TAXA DE EVASÃO. PORTANTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA ELABORADAS POR MULHERES NEGRAS QUE INGRESSARAM POR MEIO DE COTAS RACIAIS, ESTUDARAM EM ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO, CURSARAM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, RESIDEM NA BAIXADA FLUMINENSE E QUE ESTAVAM MATRICULADAS NO ANO DE 2019 NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ- CAMPUS DUQUE DE CAXIAS. O REFERENCIAL TEÓRICO É PREFERENCIALMENTE DE AUTORES/AS NEGROS/AS QUE VERSEM SOBRE RACISMO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, COTAS RACIAIS E FEMINISMO NEGRO. FORAM FEITAS SEIS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. AS ANÁLISES VALERAM-SE DA INTERSECCIONALIDADE COMO UMA SENSIBILIDADE ANALÍTICA POR CONTA DOS CRUZAMENTOS DOS MARCADORES DE OPRESSÃO: RAÇA, GÊNERO, CLASSE E TERRITÓRIO NA VIDA DAS ENTREVISTADAS. ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA CITADAS FORAM: PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA, RECEBIMENTO DE BOLSA, AS AULAS NO GERAL, PROXIMIDADE DO CAMPUS À RESIDÊNCIA, RELAÇÃO PRÓXIMA ENTRE PROFESSOR/A(S) E ALUNA, DISCIPLINAS NO INÍCIO DO CURSO QUE PROMOVEM CONTATO COM A SALA DE AULA, INCENTIVO DA FAMÍLIA E O PRÓPRIO CAMPUS DO INSTITUTO PELA PROPOSTA DO CURSO. COMPREENDER ESSAS ESTRATÉGIAS É IMPORTANTE PARA QUE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERMANÊNCIA POSSAM SER IMPLEMENTADAS DE FORMA EFICAZ.