Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 201
NÓS E O TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Palavra-chaves: CONSCIÊNCIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O pensar historicamente deve ser uma característica inerente ao professor, uma consciência impregnada no seu âmago, uma essência que norteie a sua prática docente, seja ele de áreas do conhecimento paralelas à história ou membro desta, é necessário localizar-se e entender-se como sujeito histórico, afim de que, assumindo-se como tal possa conduzir os seus alunos a também compreenderem-se como sujeitos históricos- visto que, eles (alunos) são os personagens principais do enredo educacional- pois, uma máxima impera nessa afirmação, a de que tudo possui uma historicidade. logo, o passado, neste sentido, se torna o cerne e a pedra angular das questões que movem o tempo presente. Foi partindo desta afirmação que desenvolvemos junto aos alunos do 6º ano “E” da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação situada na cidade de Campina Grande uma oficina sobre pinturas rupestres, onde buscamos fazer uma analogia acerca das diferentes formas de representação do homem no tempo, cujo meio mais utilizado na pré-história era a pintura rupestre e hoje a exaustiva exposição de fotos e textos nas redes sociais, onde a subjetividade humana transcende o âmbito do particular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.