Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFORMÁTICA NO ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR

Palavra-chaves: INFORMÁTICA NO ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7404
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 4201
    "titulo" => "INFORMÁTICA NO ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR"
    "resumo" => "Ultimamente tem acontecido certo esforço dos governos para que mais pessoas tenham acesso à educação e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), têm sido uma forte aliada, principalmente depois do surgimento e desenvolvimento da Internet e as ferramentas a ela associadas, não só levando educação a mais pessoas, mas também proporcionando novas formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho faz uma análise dos resultados e alguns aspectos encontrados durante a realização de um programa de extensão, composto de três projetos para capacitação de professores quanto à utilização de algumas ferramentas tecnológicas como (ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem assistido por computador, objetos de aprendizagem, simuladores, jogos educacionais), que podem auxiliar no processo de ensino no ensino fundamental, médio e superior. Programa realizado nos anos de 2012 e 2013 no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Dessa forma busca-se fazer uma breve analise das realidades vivenciadas durante a realização do programa, considerando fatores como o público alvo, aproveitamento dos participantes, infra estrutura. Mesmo tendo outras tecnologias que possam ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, quando se referem a informática na educação, as tecnologias mencionadas remetem geralmente ao computador as ferramentas  a ele associadas. Para Chaves (2003), a Tecnologia na Educação dificilmente é empregada, quando se pensa em giz e quadro-negro, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes e de algumas antigas. No referido programa buscou-se realizar este papel de orientar, sobre a existência e correta utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, médio e superior, mostrando que este processo deve está definido no plano pedagógico da instituição, ou pelo menos em projetos multidisciplinares, bem como, saber escolher as ferramentas a serem usadas dependendo de cada caso, além da importância do envolvimento de todos durante o processo. Este artigo, tem como objetivo principal, discutir os resultados dos projetos que compunha o programa de extensão. Este objetivo principal é composto dos seguintes objetivos específicos: analisar os resultados quantitativos dos projetos que compunha o programa; compartilhar fatores que minimizaram os resultados; apresentar sugestões de futuros projetos de iniciativas semelhantes. Em relação a metodologia, possui as seguintes características: quanto a natureza (pesquisa aplicada); quanto aos objetivos (pesquisa explicativa); quanto aos procedimentos técnicos (bibliográfica, experimental e participante. Já a análise dos resultados foi feita de forma quantitativa e qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA NO ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_18_41_11_idinscrito_4201_9930c423c23d41640568eecb8a96c7f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON LEITE"
    "autor_email" => "souedilsonleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7404
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 4201
    "titulo" => "INFORMÁTICA NO ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR"
    "resumo" => "Ultimamente tem acontecido certo esforço dos governos para que mais pessoas tenham acesso à educação e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), têm sido uma forte aliada, principalmente depois do surgimento e desenvolvimento da Internet e as ferramentas a ela associadas, não só levando educação a mais pessoas, mas também proporcionando novas formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho faz uma análise dos resultados e alguns aspectos encontrados durante a realização de um programa de extensão, composto de três projetos para capacitação de professores quanto à utilização de algumas ferramentas tecnológicas como (ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem assistido por computador, objetos de aprendizagem, simuladores, jogos educacionais), que podem auxiliar no processo de ensino no ensino fundamental, médio e superior. Programa realizado nos anos de 2012 e 2013 no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Dessa forma busca-se fazer uma breve analise das realidades vivenciadas durante a realização do programa, considerando fatores como o público alvo, aproveitamento dos participantes, infra estrutura. Mesmo tendo outras tecnologias que possam ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, quando se referem a informática na educação, as tecnologias mencionadas remetem geralmente ao computador as ferramentas  a ele associadas. Para Chaves (2003), a Tecnologia na Educação dificilmente é empregada, quando se pensa em giz e quadro-negro, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes e de algumas antigas. No referido programa buscou-se realizar este papel de orientar, sobre a existência e correta utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, médio e superior, mostrando que este processo deve está definido no plano pedagógico da instituição, ou pelo menos em projetos multidisciplinares, bem como, saber escolher as ferramentas a serem usadas dependendo de cada caso, além da importância do envolvimento de todos durante o processo. Este artigo, tem como objetivo principal, discutir os resultados dos projetos que compunha o programa de extensão. Este objetivo principal é composto dos seguintes objetivos específicos: analisar os resultados quantitativos dos projetos que compunha o programa; compartilhar fatores que minimizaram os resultados; apresentar sugestões de futuros projetos de iniciativas semelhantes. Em relação a metodologia, possui as seguintes características: quanto a natureza (pesquisa aplicada); quanto aos objetivos (pesquisa explicativa); quanto aos procedimentos técnicos (bibliográfica, experimental e participante. Já a análise dos resultados foi feita de forma quantitativa e qualitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA NO ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_18_41_11_idinscrito_4201_9930c423c23d41640568eecb8a96c7f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILSON LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILSON LEITE"
    "autor_email" => "souedilsonleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Ultimamente tem acontecido certo esforço dos governos para que mais pessoas tenham acesso à educação e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), têm sido uma forte aliada, principalmente depois do surgimento e desenvolvimento da Internet e as ferramentas a ela associadas, não só levando educação a mais pessoas, mas também proporcionando novas formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho faz uma análise dos resultados e alguns aspectos encontrados durante a realização de um programa de extensão, composto de três projetos para capacitação de professores quanto à utilização de algumas ferramentas tecnológicas como (ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem assistido por computador, objetos de aprendizagem, simuladores, jogos educacionais), que podem auxiliar no processo de ensino no ensino fundamental, médio e superior. Programa realizado nos anos de 2012 e 2013 no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Dessa forma busca-se fazer uma breve analise das realidades vivenciadas durante a realização do programa, considerando fatores como o público alvo, aproveitamento dos participantes, infra estrutura. Mesmo tendo outras tecnologias que possam ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, quando se referem a informática na educação, as tecnologias mencionadas remetem geralmente ao computador as ferramentas a ele associadas. Para Chaves (2003), a Tecnologia na Educação dificilmente é empregada, quando se pensa em giz e quadro-negro, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes e de algumas antigas. No referido programa buscou-se realizar este papel de orientar, sobre a existência e correta utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, médio e superior, mostrando que este processo deve está definido no plano pedagógico da instituição, ou pelo menos em projetos multidisciplinares, bem como, saber escolher as ferramentas a serem usadas dependendo de cada caso, além da importância do envolvimento de todos durante o processo. Este artigo, tem como objetivo principal, discutir os resultados dos projetos que compunha o programa de extensão. Este objetivo principal é composto dos seguintes objetivos específicos: analisar os resultados quantitativos dos projetos que compunha o programa; compartilhar fatores que minimizaram os resultados; apresentar sugestões de futuros projetos de iniciativas semelhantes. Em relação a metodologia, possui as seguintes características: quanto a natureza (pesquisa aplicada); quanto aos objetivos (pesquisa explicativa); quanto aos procedimentos técnicos (bibliográfica, experimental e participante. Já a análise dos resultados foi feita de forma quantitativa e qualitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.