ÁLGEBRA EM TODA PARTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6882 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1083 "inscrito_id" => 3740 "titulo" => "ÁLGEBRA EM TODA PARTE" "resumo" => "Álgebra em toda parteKennedy Ferreira GomesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)kennedy.fg@hotmail.comThamiris Duarte TemoteoUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)thamirisduartetemoteo@gmail.comDaiana de França SousaUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)daiana.de2010@bol.com.brMaria Bianca Oliveira FernandesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)biancafernandes3f@gmail.comSão perceptíveis as dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos do Ensino Fundamental se tratando da compreensão e aplicação correta de problemas do dia-a-dia relacionados aos conteúdos estudados em Cálculos Algébricos. Sem a interligação do conteúdo abordado em sala e a realidade do aluno, a Matemática se torna apenas uma disciplina de cálculos e técnicas para resolver exercícios. Sabemos que a escola hoje tem um papel de formar cidadãos, então esse ensino deve ter uma atenção voltada para a aplicabilidade nas relações humanas enquanto ciência, para que isso se concretize o professor deve ter como base metodologias que levem o aluno a perceber que o conteúdo estudado está presente em seu cotidiano, nas mais diversas situações. Tentando diminuir a distância entre o conteúdo e o cotidiano do educando, este projeto teve como finalidade estimular o pensamento matemático dos alunos além de relacioná-la com situações reais presentes no dia-a-dia. O público alvo foi os alunos do 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete localizada na cidade de São José de Piranhas – PB. O projeto foi desenvolvido num período de quatro semanas contando com o auxílio de materiais didáticos diversos, como folhas, pincel, quadro branco, livro didático, datashow, cartolina, calculadora, entre outros. De início, foram feitas leituras de anúncios e publicações em revistas e jornais, para identificar expressões algébricas, posteriormente houve a discussão e interpretação do que foi visto, a fim de formular e solucionar os problemas, abordamos também a história do conteúdo com o intuito de saber como surgiu e se desenvolveu tais conhecimentos. Por fim, foi realizada uma atividade lúdica sendo confeccionados cartões com expressões algébricas para os alunos realizarem as operações matemáticas pedidas, o que estimulou a participação dos discentes, favorecendo uma melhor compreensão do conteúdo. Percebeu-se que houve um avançado rendimento dos mesmos em relação à aprendizagem do tema, por proporcionar uma construção e formulação de conceitos matemáticos e do desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo. Quando os alunos são instigados a trabalhar com a matemática da qual a reconhecem em meio social, percebe-se um melhor aproveitamento da disciplina em relação aos conteúdos estudados, consequentemente ela passa a se tornar prazerosa e atrativa. Palavras chave: Aprendizagem, conhecimento, matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_17_41_51_idinscrito_3740_f4d1589d72eb224d776168fbd5c5ea97.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENNEDY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "KENNEDY F. GOMES" "autor_email" => "kennedy.fg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6882 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1083 "inscrito_id" => 3740 "titulo" => "ÁLGEBRA EM TODA PARTE" "resumo" => "Álgebra em toda parteKennedy Ferreira GomesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)kennedy.fg@hotmail.comThamiris Duarte TemoteoUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)thamirisduartetemoteo@gmail.comDaiana de França SousaUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)daiana.de2010@bol.com.brMaria Bianca Oliveira FernandesUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG)biancafernandes3f@gmail.comSão perceptíveis as dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos do Ensino Fundamental se tratando da compreensão e aplicação correta de problemas do dia-a-dia relacionados aos conteúdos estudados em Cálculos Algébricos. Sem a interligação do conteúdo abordado em sala e a realidade do aluno, a Matemática se torna apenas uma disciplina de cálculos e técnicas para resolver exercícios. Sabemos que a escola hoje tem um papel de formar cidadãos, então esse ensino deve ter uma atenção voltada para a aplicabilidade nas relações humanas enquanto ciência, para que isso se concretize o professor deve ter como base metodologias que levem o aluno a perceber que o conteúdo estudado está presente em seu cotidiano, nas mais diversas situações. Tentando diminuir a distância entre o conteúdo e o cotidiano do educando, este projeto teve como finalidade estimular o pensamento matemático dos alunos além de relacioná-la com situações reais presentes no dia-a-dia. O público alvo foi os alunos do 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete localizada na cidade de São José de Piranhas – PB. O projeto foi desenvolvido num período de quatro semanas contando com o auxílio de materiais didáticos diversos, como folhas, pincel, quadro branco, livro didático, datashow, cartolina, calculadora, entre outros. De início, foram feitas leituras de anúncios e publicações em revistas e jornais, para identificar expressões algébricas, posteriormente houve a discussão e interpretação do que foi visto, a fim de formular e solucionar os problemas, abordamos também a história do conteúdo com o intuito de saber como surgiu e se desenvolveu tais conhecimentos. Por fim, foi realizada uma atividade lúdica sendo confeccionados cartões com expressões algébricas para os alunos realizarem as operações matemáticas pedidas, o que estimulou a participação dos discentes, favorecendo uma melhor compreensão do conteúdo. Percebeu-se que houve um avançado rendimento dos mesmos em relação à aprendizagem do tema, por proporcionar uma construção e formulação de conceitos matemáticos e do desenvolvimento do pensamento lógico dedutivo. Quando os alunos são instigados a trabalhar com a matemática da qual a reconhecem em meio social, percebe-se um melhor aproveitamento da disciplina em relação aos conteúdos estudados, consequentemente ela passa a se tornar prazerosa e atrativa. Palavras chave: Aprendizagem, conhecimento, matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_17_41_51_idinscrito_3740_f4d1589d72eb224d776168fbd5c5ea97.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENNEDY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "KENNEDY F. GOMES" "autor_email" => "kennedy.fg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }