O PRESENTE MANUSCRITO EMERGE DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DAS EDUCAÇÕES ESPECIAIS, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR PALAVRAS-CONCEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A PARTIR DA ÓPTICA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA , E COM ISSO REFLETIR ACERCA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FORAM SUJEITOS DA PESQUISA TRÊS LICENCIANDOS EM QUÍMICA MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CÂMPUS CAMPO MOURÃO (UTFPR-CM). OS DADOS FORAM PRODUZIDOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA DA DISCIPLINA, EM UMA DINÂMICA FORMATIVA DE EMERGÊNCIA DE PALAVRAS-CONCEITOS QUE REPRESENTARIAM AS EDUCAÇÕES ESPECIAIS E INCLUSIVAS E QUE PODERIAM GUIAR AS DISCUSSÕES DA DISCIPLINA. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO MOVIMENTOS DE CONCEITUAÇÃO: 1) UMA PALAVRA; 2) DEZ PALAVRAS; 3) UMA FRASE; E, 4) UM PARÁGRAFO SINTÉTICO.. PARA CADA MOVIMENTO NÃO PODERIAM SER REPETIDAS AS PALAVRAS UTILIZADAS ANTERIORMENTE, COM O INTUITO DE GARANTIR REFLEXÃO PROCESSUAL E EVOCAÇÃO MAIS DIVERSAS DE PALAVRAS-CONCEITOS. OS DADOS FORAM ANALISADOS SOB A ÓPTICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS FORAM INTERPRETADOS E ORGANIZADOS EM TRÊS CATEGORIAS EMERGENTES: A) O OLHAR PARA AS BASES TEÓRICAS DA INCLUSÃO, COMO A COMPREENSÃO DA “HEGEMONIA”, “DIVERSIDADE”, “DIVERSIFICAÇÃO” E “DIGNIDADE”; B) SABERES PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A EXEMPLO AS PRÁTICAS DE “SOCIALIZAÇÃO”, “TRANSFORMAÇÃO”, “FERRAMENTAS” E OS ATOS DE “RELACIONAR”; E C) CONSIDERAR OS VALORES INTRINSECOS DA PRÁTICA FORMATIVA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO, COMO “INCLUSÃO”, “RESPEITO”, “ABORDAGEM” E “SENSÍVEL”.