Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRANDO-SE E TRANSFORMANDO-SE: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A formação de professores vem se constituindo como uma área de grande importância no mundo acadêmico, tendo em vista a quantidade de trabalhos produzidos (ANDRÉ, 2006) com essa temática. Dentre outros, temas como identidade e profissionalização docente são apontados como os mais recorrentes e merecedores de atenção, haja vista o processo reflexivo ser tido como central para o entendimento do processo de formação docente. O professor, assim, passa a ser o maior foco de interesse e tem suas representações, crenças e concepções amplamente investigadas. Diante do exposto, evidenciamos nossa preocupação quanto à formação desse profissional como um ser crítico, que deve agir com vistas à mudança, à desconstrução, à participação cidadã ativa em resposta às demandas atuais. É nosso objetivo então investigar a construção/desenvolvimento da criticidade de professores em formação inicial levando em consideração suas reflexões teóricas desenvolvidas desde sua entrada na universidade até o momento em que se encontram atualmente por meio da construção de narrativas (BRUNER, 2001), pois acreditamos que uma formação que atenda às demandas da sociedade pós-moderna, fragmentada e líquida atual (BAUMAN, 2007) torna-se imperativa e que o local primeiro para que isso aconteça é a universidade, espaço para formação, ampliação, aprofundamento e discussão. Com esse intento, empreendemos uma pesquisa descritiva interpretativista de natureza qualitativa (MOITA LOPES, 2001) enquadrada dentro do paradigma da Linguística Aplicada com foco na formação inicial de professores. Essa pesquisa contou com dois sujeitos de pesquisa vivenciando sua formação inicial para professores de língua inglesa. Como instrumento de coleta de dados elegemos as narrativas (BRUNER, 2001), entendidas aqui como um modo de pensar, de reconhecer e de reconhecer-se motivado por crenças, valores, desejos e intenções; enfim, um modo de organização do nosso conhecimento (BRUNER, 2001). Utilizá-las-emos nesta pesquisa como um modo de observar o processo de formação desses sujeitos, seu desenvolvimento crítico e sua percepção sobre esse acontecimento. A partir de uma análise inicial das narrativas pudemos observar uma formação crítica de professores, conscientes de seu papel (complexo) em sala de aula e na sociedade, que tem suas perspectivas expandidas a partir das reflexões propostas por esses programas de formação.

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