Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO LÚDICO UTILIZANDO A TABELA PERÍODICA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, REATIVIDADE, JOGO LÚDICO Pôster (PO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7428
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1427
    "inscrito_id" => 5336
    "titulo" => "JOGO LÚDICO UTILIZANDO A TABELA PERÍODICA"
    "resumo" => "Uma atividade lúdica é aquela de entretenimento, que dá prazer ou diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas se relaciona com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são importantes na aprendizagem porque mostram a crianças a noção de que aprender pode ser divertido. Os jogos lúdicos facilitam o ensino e aprendizagem, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante. Quando criamos ou adaptamos um jogo ao conteúdo escolar, observamos o desenvolvimento de algumas habilidades em todos aspectos. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado, auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, objetivando compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois é possível fazer combinações de elementos e compostos para formar novas substâncias e notar que  reatividade, é a capacidade de doar elétrons, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será. Assim, trata-se de uma proposta metodológica de natureza educativa em que consiste relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos, tal proposta foi elaborada analisando a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que elementos com propriedades químicas semelhantes ficam distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias. Sua confecção, prossegui-se da seguinte maneira: fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas, este possui: 22 cm de comprimento cada parte, totalizando duas partes com 44 cm, sendo que na segunda parte do tabuleiro faz-se um vazamento na parte inferior com aproximadamente 1.5 cm de profundidade e 20 cm de comprimento. Ao término da confecção do tabuleiro, foi confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37 “pedrinhas”, ou seja, as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro. A ideia obtida foi à confecção de cubinhos de 1 cm x 1cm de madeira reflorestada, sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico, constando no total 37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A. E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como embalagem do jogo. Deste modo verifica-se que os jogos lúdicos estão sendo orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes para o desenvolvimento  dos conteúdos proposto, sendo assim verifica-se que esta proposta  tem a função de sugerir combinações através da reatividade dos elementos químicos e de alguns compostos para formarem novas substâncias, podendo associá-los a sua eletropositividade uma das características desta propriedade reativa dos elementos químicos, pois quanto mais eletropositivo for um metal, mais reativo será."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, REATIVIDADE, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_11_25_29_idinscrito_5336_ce7e01dcc9785c0ab8e12a36581056f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO  CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos-89-@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7428
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1427
    "inscrito_id" => 5336
    "titulo" => "JOGO LÚDICO UTILIZANDO A TABELA PERÍODICA"
    "resumo" => "Uma atividade lúdica é aquela de entretenimento, que dá prazer ou diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas se relaciona com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são importantes na aprendizagem porque mostram a crianças a noção de que aprender pode ser divertido. Os jogos lúdicos facilitam o ensino e aprendizagem, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante. Quando criamos ou adaptamos um jogo ao conteúdo escolar, observamos o desenvolvimento de algumas habilidades em todos aspectos. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado, auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, objetivando compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois é possível fazer combinações de elementos e compostos para formar novas substâncias e notar que  reatividade, é a capacidade de doar elétrons, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será. Assim, trata-se de uma proposta metodológica de natureza educativa em que consiste relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos, tal proposta foi elaborada analisando a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que elementos com propriedades químicas semelhantes ficam distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias. Sua confecção, prossegui-se da seguinte maneira: fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas, este possui: 22 cm de comprimento cada parte, totalizando duas partes com 44 cm, sendo que na segunda parte do tabuleiro faz-se um vazamento na parte inferior com aproximadamente 1.5 cm de profundidade e 20 cm de comprimento. Ao término da confecção do tabuleiro, foi confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37 “pedrinhas”, ou seja, as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro. A ideia obtida foi à confecção de cubinhos de 1 cm x 1cm de madeira reflorestada, sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico, constando no total 37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A. E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como embalagem do jogo. Deste modo verifica-se que os jogos lúdicos estão sendo orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes para o desenvolvimento  dos conteúdos proposto, sendo assim verifica-se que esta proposta  tem a função de sugerir combinações através da reatividade dos elementos químicos e de alguns compostos para formarem novas substâncias, podendo associá-los a sua eletropositividade uma das características desta propriedade reativa dos elementos químicos, pois quanto mais eletropositivo for um metal, mais reativo será."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, REATIVIDADE, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_11_25_29_idinscrito_5336_ce7e01dcc9785c0ab8e12a36581056f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO  CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos-89-@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Uma atividade lúdica é aquela de entretenimento, que dá prazer ou diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas se relaciona com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são importantes na aprendizagem porque mostram a crianças a noção de que aprender pode ser divertido. Os jogos lúdicos facilitam o ensino e aprendizagem, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante. Quando criamos ou adaptamos um jogo ao conteúdo escolar, observamos o desenvolvimento de algumas habilidades em todos aspectos. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado, auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, objetivando compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois é possível fazer combinações de elementos e compostos para formar novas substâncias e notar que reatividade, é a capacidade de doar elétrons, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será. Assim, trata-se de uma proposta metodológica de natureza educativa em que consiste relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos, tal proposta foi elaborada analisando a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que elementos com propriedades químicas semelhantes ficam distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias. Sua confecção, prossegui-se da seguinte maneira: fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas, este possui: 22 cm de comprimento cada parte, totalizando duas partes com 44 cm, sendo que na segunda parte do tabuleiro faz-se um vazamento na parte inferior com aproximadamente 1.5 cm de profundidade e 20 cm de comprimento. Ao término da confecção do tabuleiro, foi confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37 “pedrinhas”, ou seja, as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro. A ideia obtida foi à confecção de cubinhos de 1 cm x 1cm de madeira reflorestada, sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico, constando no total 37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A. E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como embalagem do jogo. Deste modo verifica-se que os jogos lúdicos estão sendo orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes para o desenvolvimento dos conteúdos proposto, sendo assim verifica-se que esta proposta tem a função de sugerir combinações através da reatividade dos elementos químicos e de alguns compostos para formarem novas substâncias, podendo associá-los a sua eletropositividade uma das características desta propriedade reativa dos elementos químicos, pois quanto mais eletropositivo for um metal, mais reativo será.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.