O GÓTICO QUEER, UM DOS MAIS RECENTES DESDOBRAMENTOS DA LITERATURA GÓTICA, SE APRESENTA COMO UM TIPO DE FICÇÃO EM QUE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE OCUPAM LUGAR CENTRAL. NESTE TRABALHO, PRETENDO ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DE SEXUALIDADES QUEER EM OBRAS DE GÓTICO QUEER, FUNDAMENTANDO-ME NA TEORIA DO ABJETO, ASSIM COMO EM OUTRAS AUTORAS QUE TRABALHAM COM FICÇÃO GÓTICA E ESTUDOS QUEER, COMO JUDITH BUTLER (1990), WILLIAM HUGHES E ANDREW L. SMITH (2009) E PAULINA PALMER (2016). MINHA ANÁLISE CONSISTE EM TRAÇAR UM PANORAMA CRÍTICO, RELENDO OBRAS GÓTICAS COMO THE MONK (1796), DE MATTHEW GREGORY LEWIS, E THE FALL OF THE HOUSE OF USHER (1839), DE EDGAR ALLAN POE, CULMINANDO EM OBRAS CONTEMPORÂNEAS, COMO O ROMANCE THE LAZARUS HEART (1998), DO AUTOR TRANS POPPY Z. BRITE. A PARTIR DISSO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE, NAS OBRAS SUPRACITADAS, O DESEJO QUEER SE ARTICULA ÀS FANTASMAGORIAS DE CUNHO SOBRENATURAL OU PSICOLÓGICO, ASSUMINDO UM CARÁTER LIMINAR QUE DENUNCIA A FRAGMENTAÇÃO DO SUJEITO QUEER FRENTE À SOCIEDADE HEGEMÔNICA. ALÉM DISSO, A REPRESENTAÇÃO DE SEXUALIDADES QUEER TAMBÉM APRESENTA POTENCIALIDADES SUBVERSIVAS, AO PASSO QUE O DISCURSO HEGEMÔNICO IMPÕE SOBRE ELAS O ESTIGMA DA ABJEÇÃO.