ESTE ARTIGO, E UM ENSAIO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, QUE PROCURA DIRIMIR SOBRE O SOFRIMENTO DE GAYS E TRANSGÊNEROS NEGROS, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. PARA ISSO, PRIMEIRO PARTE POR UMA EXPLICAÇÃO DA DIVERSIDADE, CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO, E DAS LEIS QUE TRATAM SOBRE O ASSUNTO, ABORDANDO, PRINCIPALMENTE A ESPECIFICIDADE E A AMPLITUDE DE TAIS LEIS, PRINCIPALMENTE NAQUILO QUE DIZ RESPEITO AO RESPEITO, BEM COMO A PROMOÇÃO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. O PRESENTE ARTIGO É ANTES DE TUDO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE ACERCA DE NOVAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, QUE SE AFASTEM DAS NORMAS HETERONORMATIVA, E PAREM DE OBSERVÁ-LAS COMO PONTO CENTRAL DE PARTIDA, E PASSAR A CONCEBER TODAS AS FORMAS DA DIVERSIDADE, COMO NATURAIS, E DESSE MODO, DEVEM TER IGUAL TRATAMENTO.