O PRESENTE ESTUDO CONFIGURA-SE UMA PESQUISA DE CAR?TER DISCURSIVO, POR MEIO DA VIS?O SIST?MICA E DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN NO ENSINO DE ECOLOGIA. DESDE A ECOLOGIA CL?SSICA AT? A INFLU?NCIA DO PENSAMENTO COMPLEXO NA ATUALIDADE, RECONSTRUINDO E RELIGANDO SABERES ? UMA NOVA VIS?O ECOL?GICA .ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA A RELEVANTE DISCUSS?O DA INTEGRA??O DO HOMEM COMO SER ECOL?GICO, ATRAV?S DA EPISTEMOLOGIA DE EDGAR MORIN. A METODOLOGIA QUALITATIVA FOI UTILIZADA COMO FERRAMENTA DIAL?TICA DE DESCRI??O DE FATOS DA ?REA DE ECOLOGIA QUE ? TRABALHADA NUM CONTEXTO GERAL DO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. CONCLUI-SE, ? LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO, QUE A INSER??O DO HOMEM COMO SUJEITO ATIVO NA ECOLOGIA ? NECESS?RIA, E QUE A RELA??O HOMEM-NATUREZA SE REFLETE EM TODAS AS ?REAS DO ENTENDIMENTO HUMANO E N?O SOMENTE NOS PROCESSOS CIENT?FICOS.