CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE SEREM PENSADAS NOVAS FORMAS DE SE ABORDAR A PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DA IDEIA DE ANTROPOCENO, ESSE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE IMAGINAR, COM A FICÇÃO CIENTÍFICA, NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SE DISCUTIR SOBRE FUTURO E AMBIENTE NAS ESCOLAS. DESSA FORMA, FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS INVENTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE NITERÓI (RJ) DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA, TRAZENDO O LIVRO INFANTOJUVENIL “ROBÔ SELVAGEM” COMO BASE PARA AS ATIVIDADES. NO PRESENTE TRABALHO, SERÁ APRESENTADA A ANÁLISE DE TEXTOS E DESENHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DURANTE UMA DAS OFICINAS, MOSTRANDO COMO ELES ENXERGAM O FUTURO DO PLANETA E DA SOCIEDADE. NESSES MATERIAIS, FORAM IDENTIFICADAS TANTO VISÕES OTIMISTAS QUANTO PESSIMISTAS POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO FUTURO ALÉM DA MAIORIA CITAR A PRESENÇA DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS E ROBÔS NO COTIDIANO.