O ENSINO DE BIOLOGIA É COMPLEXO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE CITOLOGIA, QUE ABORDA ESTRUTURAS MICROSCÓPICAS. DIANTE DISSO, A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS SE FAZ ESSENCIAL PARA A EXEMPLIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO. ESSA FOI A ESTRATÉGIA ESCOLHIDA PARA ENSINAR CITOLOGIA, UMA VEZ QUE A BIOLOGIA É UMA DISCIPLINA DE CONTEÚDOS MAIS VISUAIS, CARACTERÍSTICA QUE PODE DIFICULTAR O APRENDIZADO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. POR ISSO SURGIU O INTERESSE EM FAZER UM MODELO DIDÁTICO INCLUSIVO TÁTIL, QUE AUXILIARIA NO APRENDIZADO DE PESSOAS COM ESSE TIPO DE DEFICIÊNCIA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO COLÉGIO LOCALIZADO NA CIDADE DE ILHÉUS-BA, E DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. DURANTE A CONFECÇÃO FOI POSSÍVEL PERCEBER A EMPOLGAÇÃO DOS ESTUDANTES COM A CONSTRUÇÃO DAS ORGANELAS. ALÉM DE TER SIDO UMA EXPERIÊNCIA BASTANTE ENRIQUECEDORA PARA A EQUIPE, OS ASSUNTOS PUDERAM SER MELHOR ASSIMILADOS E OS ESTUDANTES ENTÃO TIVERAM ACESSO A UMA METODOLOGIA DIFERENTE.