A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (ES) CONSTITUI-SE COMO UMA EXPERIÊNCIA QUE SE ENCONTRA ARTICULADA A UM CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, POLÍTICO E ECONÔMICO QUE PERMEIA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR O ES DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA CONSIDERANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES REGENTES DAS ESCOLAS (SUPERVISORES DE ESTÁGIO), ONDE OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) REALIZARAM O ES. A PESQUISA TRATA DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE CUNHO QUALITATIVO. UTILIZOU-SE CINCO QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DO ES E DO PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E QUE A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA É UMA OPORTUNIDADE COLABORATIVA E PARTICIPATIVA DEVENDO OCORRER PARCERIAS ENTRE AMBAS. CONCLUI-SE QUE O ES CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR, POSSIBILITANDO ENTENDER A REALIDADE ESCOLAR.